BrasilDestaque

Eleitor tem até dia 4 de maio para regularizar título

biometrico

Todo ano eleitoral é a mesma coisa: os eleitores devem prestar atenção em uma data para não perderem o direito de votar. O próximo dia 4 de maio é o prazo máximo para regularizar qualquer pendência com a Justiça Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí já realizou três mutirões para a realização de recadastramento biomético, quando são confirmados dados do eleitor e colhidas digitais e imagem. A ação mais recente terminou no dia 21 de março e aconteceu por três semanas em 61 cidades do interior do estado. Um total de 229.889 eleitores se recadastraram. Um índice de 80% do universo de eleitores.

Os eleitores ainda podem fazer recadstramento, revisão, transferência e alistamento até a data limite de 4 de maio. Entretanto, não terão um horário extendido nem a quantidade de funcionários disponíveis. Até o dia 21, era possível ser atendido pela manhã, tarde e até aos finais de semana. Agora está em vigor o horário de atendimento normal, das 7h às 13h.

De acordo com a assessoria do TRE-PI, após 5 de maio, o sistema será fechado, não permitindo movimentações. As consequências para quem perder o prazo são: ter o título cancelado, não poder votar, não assumir cargo público, dentre outros transtornos.

O prazo de 4 de maio é para quais ações?

Até esta data, dá para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, fazer alteração no título e reverter situação de cancelamento ou suspensão de título e ainda votar este ano.

Precisa agendar atendimento?
Não.

O que alguém que não estiver no seu domicílio eleitoral na data das eleições pode fazer?
Quem estiver viajando pode justificar em qualquer local de votação. E quem morar fora do País, deve procurar o consulado ou a embaixada brasileira para justificar a ausência.

Documentação:
Os documentos básicos para qualquer operação são o de identificação oficial com foto e comprovante de endereço. Para quem tem título ou RG antigos, é necessário levar o CPF. E para homens que vão tirar o título é necessário levar comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

FONTE: Vooz Brasil

Comentários

Artigos relacionados

Fechar