DestaqueEconomia

FPM é reduzido e prefeitos se preocupam com atraso nos pagamentos

O terceiro e último repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de fevereiro caiu na conta prefeituras do Piauí nesta segunda-feira (29). Segundo Arinaldo Leal, presidente da Associação dos municípios (APPM), o valor veio reduzido e a situação já preocupa os gestores no Estado.

“Historicamente, o mês de fevereiro é bom para os gestores, então mesmo com o repasse reduzido, deu para fechar as contas, mas não deu para fazer uma reserva para o mês de março”, declarou.

De acordo com estáticas feitas pelos gestores, a previsão é que no mês de março o repasse venha ainda mais reduzido, em pelo menos 30% a menos que recebido este mês. “É uma situação grave. A APPM já orienta os prefeitos a apertar os freios em relação aos gastos, mas é muito provável que algumas contas fiquem atrasadas no mês de março”, declarou.

Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, em todo o país, houve uma redução de 13,39% do valor repassado no mesmo período de 2015. O levantamento indica um total de R$ 1.608.854.672,60 – com o porcentual destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb). Sem esse desconto, o montante a ser distribuído entre as Prefeituras chega a R$ 2.011.068.340,75.

FONTE: Portal AZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar