DestaqueRegião

Projeto Cisternas nas Escolas realiza Seminário de Educação em Picos

O Projeto Cisternas nas Escolas, coordenado pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí, vai realizar nos dias 19 e 20 de novembro/2015, o Seminário de Educação para a convivência com o Semiárido, no Auditório do Picos Hotel, no município de Picos-PI.

CisternaRural

O evento tem como objetivo contribuir para consolidação de uma proposta de educação para o Semiárido, que respeite e valorize o contexto, as identidades, a cultura e a diversidade da região.

Durante o seminário, os participantes terão a oportunidade de, num primeiro momento, discutir sobre os temas: “Semiárido: Que lugar é esse?” Caracterização, história e vida no semiárido”, a partir da exposição realizada por Carlos Humberto, membro  da Cáritas Brasileira Regional do Piauí.

Em seguida, terá a exposição sobre a “Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro”, com a contribuição do Prof. da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro da Rede de Educação no Semiárido Brasileiro (RESAB), Elmo de Souza Lima.

Com o propósito de aprofundar a discussão sobre a educação para a convivência com o semiárido, o evento vai contar também com a socialização da experiência desenvolvida pela Escola Municipal Liberato Vieira, na área da educação contextualizada, no município de Ipiranga do Piauí.

O Seminário faz parte da estratégia de formação do Projeto Cisternas nas Escolas, desenvolvido pela Articulação no Semiárido Brasileiro – Asa Brasil, coordenado pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí na região de Picos e Paulistana. Tem como público prioritário os educadores/as que fazem parte do projeto Cisternas nas Escolas, gestores públicos, estudantes, representantes de movimentos sociais.

O Projeto Cisternas nas Escolas está construindo no Piauí 166 cisternas escolares de 52 mil litros em 15 municípios na região semiárida, sendo 83 implementadas pela Cootapi & Associados em parceria com a Obra Kolping do Piauí e 83 construídas pela Cáritas Brasileira Regional do Piauí. Além da construção das cisternas, cada escola receberá um recurso que deverá ser utilizado na melhoria do sistema de captação e distribuição de água na instituição, como instalação de caixa d’água elevada e encanamento.

Fonte: http://educacaonosemiarido.blogspot.com.br

Comentários

Artigos relacionados

Fechar