DestaqueRegião

Instituto Kairós promove II Seminário do Curso Técnico em Enfermagem em Jaicós

kairos seminário

O Instituto Kairós, realizou na noite desta sexta-feira, 27, o II Seminário do Curso Técnico em Enfermagem. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Jaicós e teve como tema central Automedicação, que tem por objetivo alertar a população sobre o perigo da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos.

Em alusão ao outubro Rosa e Novembro Azul foram abordados ainda temas voltados a câncer de próstata e câncer mama.

DSC_0544

O evento teve a participação da diretora do Instituto Kairós, Marcela Cristina Lopes de Sousa, da secretária institucional, Carla Manuela de Sousa, secretária adjunta, Denise Carla de Sousa, do palestrante e Mestre em farmacologia, Luciano Lopes, dos Bacharéis em enfermagem, Jefferson Calixta e Ludmilla Barbosa, da professora Joelma Araújo,e Paula Gabriela da auxiliar de secretária, Simone Sousa, da representante do Hospital Florisa Silva, Lena Maria Freitas e dos alunos do Instituto Kairós, das cidades de Jaicós, São José, Betânia, Alagoinha, Patos e Itainópolis.

DSC_0356

Na Cerimônia de abertura a diretora do Instituto Kairós, Marcela Cristina, deu as boas vindas aos participantes do Seminário e falou sobre a satisfação em poder proporcionar às turmas do Instituto Kairós aprendizagem de qualidade.” Nosso intuito é enriquecer sempre mais o conhecimento dos nossos alunos, trabalhando assuntos que serão de grande valia, na sua vida enquanto profissional”, disse.

DSC_0400

O professor Luciano Lopes, falou sobre a importância de trabalhar o tema, ‘Automedicação’ para técnicos em enfermagem. “É de extrema importância o aluno do curso técnico em enfermagem conhecer os riscos da automedicação e o mal que isso pode trazer para população de uma forma geral, considerando que o profissional técnico em enfermagem é o individuo que está mais próximo ao paciente, então, ele tem a oportunidade de promover essa educação. E nessa questão da automedicação ter a oportunidade de fazer com que as pessoas use de forma mais correta e cuidadosa  os medicamentos, e assim se expor menos ao riscos”, afirmou.

DSC_0370

O Bacharel em Enfermagem, Jefferson Calixta, abordou o tema “Câncer de próstata, vergonha e não tocar nesse assunto”, falou sobre os riscos, sinais e sintomas do câncer de próstata, destacando  o preconceito que o homem tem de fazer o exame do toque.  “O preconceito ainda  é a maior barreira para combater o câncer próstata”, disse.

DSC_0432

A bacharel em enfermagem, Ludmila Barbosa, falou sobre o câncer  de mama, abordando o tema, “Há vida depois do câncer”, em que falou sobre fatores de risco, sintomas, diagnóstico,   tratamento, epidemiologia e rastreamento, com destaque para os índices de cura do câncer de mama, onde 86% das mulheres que tem câncer de mama, conseguem a cura.

DSC_0452

Durante a palestra a Sra. Maria do Socorro, que teve câncer de mama e conseguiu a cura, deu seu depoimento. Após o depoimento, alunos em um nobre gesto de solidariedade entregaram rosas para a mesma.

Ao término do Seminário foram entregues Certificados aos participantes.

FONTE e FOTOS: Cidades Na Net

Comentários

Artigos relacionados

Fechar