DestaqueJaicós

Jaicoenses se despedem da professora Maria Adelite de Carvalho

dddDSC01409

Na manhã desta quarta-feira (04), muitos jaicoenses, entre professores, alunos,  amigos, familiares e pessoas de sua convivência compareceram na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês para prestar as últimas homenagens à professora aposentada Maria Adelite de Carvalho. A professora morreu na manhã desta terça-feira (03), em Teresina, onde já morava há algum tempo.

Dona Adelite, tinha 87 anos e foi uma das fundadoras e a primeira secretária do Ginásio Padre Marcos – CNEC: Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, em Jaicós.  Foi, também, uma das fundadoras da Escola Normal Alberto Luz. Foi aluna do Grupo Escolar Anísio de Abreu e após se formar Normalista no colégio de freiras de Santa Teresa, no Crato-CE, retornou a Jaicós em 1950, sendo alguns anos mais tarde professora e em seguida diretora do Grupo Escolar Anísio de Abreu.

dddDSC01423

 

Na Missa de corpo presente em homenagem à Dona Adelite, como era carinhosamente conhecida, algumas pessoas prestaram-lhe homenagens como o Professor Chico Cruz, cujo texto lido  pode ser conferido abaixo:

13162495_859413654191737_492840498_n“Neste momento de dor quero como ex- aluno e admirador manifestar o meu profundo pear pelo falecimento da dedicada profª.  ex-diretora da U.E. Anísio de Abreu, ex-secretária e também ex-professora por muitas décadas do antigo Ginásio Padre Marcos, e atuou de maneira muito significativa na Escola Normal Alberto Luz, MARIA ADELITE DE CARVALHO. Sua presença entre nós e na sociedade jaicoense marcou varias gerações, seus valiosos ensinamentos estão presentes no seu testemunho de fé e na sua vivencia, como referencia na educação, vivencia e engajamento nas pastorais na Paroquia de N. S. das Mercês a qual ela tanto amou e serviu, e na cultura de nossa Jaicós. Educadora eximia, tive a  alegria e a felicidade de receber seus sábios ensinamentos os quais muito contribuíram para o meu crescimento e formação moral, intelectual e religioso.

Adelite, como carinhosamente a chamávamos fui uma educadora à frente do seu tempo. Ao longo do seu árduo trabalho educativo ela o realizou cheia de vida, humilde e sempre disposta a servir a nossa centenária Jaicós. Deixou-nos um legado de zelo pelo trabalho educacional e pela preservação das tradições de nossa cidade e, sobretudo o seu exemplo de cidadã e de jaicoense.

Finalizando minhas simples palavras lembremo-nos de São Francisco, ele exclamou quando estava morrendo: “Seja bem vinda a nossa irmã morta” e deixou a sua oração: “ É morrendo que se vive para a vida eterna.” Confiantes na misericórdia de Deus, que com certeza concedeu a nossa eterna professora dona ADELITE a felicidade sem fim no Céu. Obrigado!” Professor Chico Cruz.

“A professora Rosângela Silveira, diretora da Escola pequeno Polegar, juntamente com sua equipe educativa deseja repouso eterno para a admirável professora Adelite Carvalho e conforto aos seus familiares.”

Após a Missa, o corpo da professora foi sepultado no Cemitério de Jaicós.

dddDSC01418


ddd1 ddd2 dddDSC01386 dddDSC01414 dddDSC01426 dddDSC01468 dddDSC_0013

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar