DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Wellington Dias anuncia pagamento do 13º no dia 18 de dezembro

O governador Wellington Dias (PT)garantiu que o Governo do Estado vai o fechar o ano de forma confortável, financeiramente. Ao ser homenageado, na manhã de quinta-feira, pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Wellington Dias afirmou que vai pagar a segunda parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais a partir do dia 18 e vai até o dia 20 de dezembro.

“Vamos pagar o 13º e o nosso grande desafio agora é buscar receita para cumprir não só com o pagamento do décimo, mas também precisamos de fonte extra para cumprir com outras obrigações que o Estado tem. Vamos conseguir o fechamento do ano numa situação confortável”, afirma Wellington Dias.

Ele disse que tem buscado garantir recursos em Brasília, inclusive impetrando ações junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a União compense ao Governo do Estado a perda de receitas como a do Fundo de Participação dos Estados e a do Fundef, no valor de R$ 480 milhões.

 (Crédito: Paulo Barros)
(Crédito: Paulo Barros)

O governador Wellington Dias afirmou que o Ministério da Fazenda está se recusando a chegar a um entendimento para liberar os recursos do FPE do Piauí, que retidos pelo Governo Federal. Wellington Dias disse que ficou acertado na reunião de governadores com o futuro ministro Sérgio Moro que em fevereiro será constituída uma Comissão para a Implantação do Serviço Único de Segurança para o combate ao crime , não só o organizado, mas também os outros crimes como os roubos e furtos.

Dias falou que o decreto do presidente Michel Temer destinando os recursos arrecadados com as loterias para a segurança pública é um primeiro passo, já que os R$ 1,5 bilhão arrecadou é pouco para todo o Brasil e o financiamento seria resolvido com a criação do Fundo Nacional para Segurança, com a tributação dos jogos eletrônicos.

Wellington Dias participou de assembleia de trabalhadores rurais na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag), realizado na quinta-feira, no Centro de Treinamento da entidade. O governador Wellington Dias ressaltou que o governo pretende, em 2019, dar uma atenção especial ao campo.

“Nós já percebemos a necessidade de uma reestruturação dessa área e já estamos renovando com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), o que abre grandes perspectivas para os próximos quatro anos nessa área da agricultura. E a Fetag tem o meu reconhecimento pela grande importância nessa relação com os trabalhadores rurais”, falou Dias.

A presidente da Fetag, Elisangela Moura, falou das demandas da federação ao chefe do Executivo piauiense. “Primeiro nós reafirmamos, aqui, com ele, nossa proposta de criação da Secretaria da Agricultura Familiar do Estado, que tem por objetivo o fortalecimento do homem do campo, com apoio aos pequenos produtores rurais, por meio de reforço técnico, escoamento da produção e apoio à comercialização. Apresentamos também demandas na área de regularização fundiária. No Piauí, ainda há muitos agricultores que não têm o título da sua terra regularizado, também, pedimos o reforço pela segurança no campo”, disse Moura.

 (Crédito: Paulo Barros)
(Crédito: Paulo Barros)

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar