NoticiasRegião

Mais Médicos: Com 23 cidades sem médico, Piauí aguarda liberação de profissionais

Mais Médicos: Com 23 cidades sem médico, Piauí aguarda liberação de profissionais (Foto: Reprodução/Istoé)

O Ministério da Saúde informou que todas as vagas do Mais Médicos foram ocupadas por brasileiros. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (13/02) referente aos 1,4 mil postos que não foram escolhidos na primeira fase do programa. Ao todo, o Governo Federal abriu 8,5 mil vagas com a saída dos cubanos do Brasil.

Na primeira fase, já encerrada, apenas médicos graduados em território nacional podiam se inscrever. Na segunda, que segue até amanhã, se inscrevem os profissionais brasileiros graduados no exterior.

SITUAÇÃO DO PIAUÍ

Os médicos formados no exterior se inscreveram em dezembro. Aqueles considerados aptos tem até amanhã para escolher as cidades onde desejam trabalhar. No dia 19, o Governo vai disponibilizar os profissionais e as vagas ocupadas para que se apresentem até o dia 22 de fevereiro.

Edivani Braga, coordenadora do programa Mais Médicos no Piauí, explicou que aguarda uma nota oficial do Ministério da Saúde. No entanto, a expectativa é de que tais cidades tenham sido escolhidas.

“O Ministério da Saúde fez o anúncio à imprensa, mas não enviou nota oficial para as secretarias. Acredito que até amanhã saberemos se todas as cidades vão receber os profissionais. Essa fase foi mais demorada porque os inscritos são graduados fora do país. Assim, o Governo teve que avaliar a documentação e vai anunciar os novos médicos até o fim da semana. Nesta fase, foram 3 mil inscritos para 1,4 mil vagas”, explicou ao OitoMeia

Em janeiro, o Piauí tinha 23 municípios sem médicos na atenção básica. A região mais afetada foi o extremo Sul do Estado, cuja média populacional é de 3 mil habitantes. Nesses postos, onde antes trabalhavam os cubanos, ficaram disponíveis 34 vagas. A outras 165 foram ocupadas por médicos inscritos na primeira fase.

Anísio de Abreu(1), Avelino Lopes(2), Baixa Grande do Ribeiro(3), Conceição do Canindé(1), Barreiras do Piauí(2), Canavieira(1), Corrente(3), Gilbués(2), Guaribas(2), Jacobina do Piauí(1), Júlio Borges(2), Monte Alegre do Piauí(1), Morro Cabeça no Tempo(2), Parnaguá(1), Redenção do Gurgueia(1), Ribeiro Gonçalves(1), Riacho Frio(1), Santa Filomena(2) e Sebastião Barros(1), São Francisco de Assis do Piauí(1), São Gonçalo do Gurgueia(1), Tamboril do Piauí(1), Uruçuí(1).

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar