DestaqueGeralNoticias

IBGE vai fazer o “maior concurso da história“, diz presidente do instituto

Ele não revelou a revista em que data o concurso vai acontecer ou ser divulgado o edital, apenas que muito em breve

IBGE vai fazer o “maior concurso da história”, diz presidente do instituto | Roberto Custódio

Em entrevista à revista Focus Brasil, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, disse que este ano o instituto vai realizar o seu “maior concurso da história em termos quantitativos”. O objetivo, segundo ele, é ampliar o número de funcionários e ajustar o salário dos servidores.

Ele não revelou a revista em que data o concurso vai acontecer ou ser divulgado o edital, apenas que muito em breve. Atualmente o IBGE tem cerca de 11 mil funcionários, sendo quatro mil deles no quadro permanente e os outros sete mil servidores apenas com emprego temporário.

“Esse ano de 2023 é um ano importantíssimo, porque ele representa a retomada de concurso – e o IBGE vai fazer o seu maior concurso da história em termos quantitativos, e optou inclusive por fazer parte de um concurso unificado nacional que o governo federal com o Ministério de Gestão e Inovação está realizando”, disse.

IBGE vai fazer o “maior concurso da história”, diz presidente do instituto / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na entrevista ele relatou que tem recebido apoio no que diz respeito ao funcionamento do instituto, como ajustes salariais feitos pelo governo. Pochmann destaca as trocas que tem junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

“Também houve um reajuste de salários este ano (…) A articulação com ministérios, órgãos e instituições produtoras de dados é, para nós, bastante estimulante, pois existe uma convergência de interesses….. É uma instituição de representação nacional. Eu diria que se encontra entre as melhores instituições de pesquisa, de estatística e geografia do mundo”, disse, ao se referir ao instituto.

Pochmann disse também que já pensa no Censo Demográfico 2030, e destaca que vai fazer diferente do que foi feito no de 2020. “Ele foi realizado com dificuldades orçamentárias, porque houve um comprometimento de recursos para a realização, que equivaleu a algo em torno de dois terços dos recursos que foram utilizados para realizar o censo de 2010”, disse.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar