DestaqueNoticiasRegião

Uma criança e três adolescentes são internadas com suspeita de intoxicação por agrotóxicos

Os menores participam do projeto Platôs de Guadalupe. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é que as crianças estavam sendo vítimas de trabalho infantil.

Delegacia de Guadalupe está com investigações prejudicadas — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma criança e três adolescentes deram entrada no Hospital Pedrina Silveira, na cidade Guadalupe, a 344 km de Teresina na quinta-feira (6), com suspeita de intoxicação por agrotóxicos. Os menores participam do Platôs de Guadalupe, projeto de irrigação. De acordo com a Polícia Militar, a suspeita é que elas estavam sendo vítimas de trabalho infantil.

Segundo o capitão Reginaldo de Sousa, da Polícia Militar de Guadalupe, quando os menores chegaram no hospital estavam com sintomas de tontura e vômito.

“Eu estava no hospital quando me falaram que tinha chegado alguns menores do projeto Platôs vomitando, daí eu chamei a viatura e determinei que nenhum deles fossem liberados antes do Conselho Tutelar chegar. A princípio eram dois e depois chegaram mais dois, acreditamos que isso seja trabalho infantil e estavam utilizando indevidamente produtos tóxicos, estamos apurando isso”, disse.

O Conselho Tutelar informou que o Ministério Público também foi acionado para apurar o caso. “Tivemos acesso ao laudo médico e foi confirmado que os menores foram vítimas de intoxicação por agrotóxicos, mas elas já foram liberadas e estão fora de risco”, informou a conselheira tutelar Luzimar Gomes.

Sobre a suspeita de trabalho infantil, o Conselho Tutelar continuar apurando as informações. “Estamos apurando tudo isso, inclusive vamos até o projeto para ver qual é a situação”, disse.

A Associação dos Irrigantes dos Platôs de Guadalupe, responsável pelo projeto, informou ao G1 que já foi feita uma reunião com o Conselho Tutelar, onde estão averiguando e acompanhando o caso.

“Já está sendo tomada as devidas providências, todos os órgãos competentes estão cuidando do caso, mas ainda não podemos afirmar sobre a intoxicação. Sobre o trabalho infantil não temos conhecimento sobre nada e nós não apoiamos esse tipo de atividade”, afirmou Losiran Pacheco, gerente executivo da Associação dos Irrigantes dos Platôs de Guadalupe (Acipe)

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar