DestaqueGeralNoticias

Policiais do Piauí vão utilizar câmeras no uniforme para filmar abordagens

Uma solenidade na manhã de hoje(13) marcou o lançamento do projeto piloto. Durante o evento, foram apresentadas imagens dos primeiros testes feitos com as câmeras no estado do Piauí.

Fotos: Natanael Souza/Cidadeverde.com

Policiais militares e civis do estado do Piauí vão passar a utilizar câmeras corporais acopladas aos uniformes, para filmar e transmitir em tempo real ocorrências e abordagens. Inicialmente, cerca de 200 homens do batalhão Rone e da Coordenaria de Operações Especiais da Polícia Civil (Core) devem ter o equipamento, mas a ideia é que em alguns anos todo o efetivo da PM e da Polícia Civil passe a ser contemplado com a novidade.

Uma solenidade na manhã de hoje(13) marcou o lançamento do projeto piloto. Durante o evento, foram apresentadas imagens dos primeiros testes feitos com as câmeras no estado do Piauí.

O comandante da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, destacou que, atualmente, apenas os estados de São Paulo e Santa Catarina utilizam a tecnologia, que já tem apresentado resultados positivos na melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos policiais nas ruas.

“Isso permite que os policiais que estão em ação tenham realmente tudo aquilo a seu favor, na parte de abordagens. Também é uma garantia ao cidadão de uma abordagem qualificada por parte dos policiais. Alguns estados do Brasil já adotam essa tecnologia e nós também estamos iniciando esse projeto. Estamos na fase de testes. Escolhemos o batalhão Rone. Vamos avaliar e depois fazer essa aquisição”, explicou.

A Secretaria de Segurança Pública deve definir, nos próximos meses, a forma de aquisição das câmeras que será acopladas aos uniformes. Uma possibilidade é a compra, mas o aluguel dos equipamentos também está sendo discutido.” Como se trata de tecnologia, a gente sabe que fica obsoleto muito rápido”, destacou o comandante.

Além dos policiais militares, a ideia é que as câmeras também passem a ser utilizadas por outras forças de segurança, como a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.

As imagens captadas pelas câmeras nós uniformes serão enviadas ao tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar