DestaqueNoticiasRegião

Governo vai distribuir 200 mil mudas de caju a agricultores piauienses

s primeiras entregas foram no município de Santa Rosa e no Povoado Morro Redondo, em Oeiras.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), iniciou, nesse sábado (15), a distribuição de mudas de caju anão precoce aos agricultores familiares em municípios dos Territórios Vale do Guaribas, Vale do Itaim, Vale do Sambito e Vale do Canindé. As primeiras entregas foram no município de Santa Rosa e no Povoado Morro Redondo, em Oeiras.

Para a safra agrícola 2019/2020, serão distribuídas 200.000 mudas de caju anão precoce. Serão atendidos municípios desses territórios, pois possuem maior vocação ao cultivo do caju e o público atendido são os agricultores familiares beneficiados com programas e ações como o Projeto Viva o Semiárido (PVSA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Garantia Safra, Crédito Fundiário, com Declaração de Aptidão Ativa (DAP) e garantia de acompanhamento técnico. O limite é de até 200 mudas por família.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Hérbert Buenos Aires, relembrou as perdas de caju no ano passado, que em muitos casos chegaram a 50% ou mais e que, mesmo com as dificuldades financeiras, o governador Wellington Dias foi sensível para a necessidade da aquisição das mudas. “Tivemos um percentual muito grande de perdas de áreas plantadas de caju. Com o apoio do deputado estadual Francisco Limma e do deputado federal Assis Carvalho, o governador se sensibilizou com a situação e autorizou a aquisição das mudas, reconhecendo a importância do caju para a renda dos agricultores familiares e para o Piauí”, destacou o gestor.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar