DestaqueEducação

Gabaritos oficiais do Enem saem na quarta (28) e provas, na sexta (30)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou que a divulgação dos gabaritos das provas está mantida para esta quarta-feira (28). As provas digitalizadas estarão dispóniveis na sexta-feira (30). Quanto ao resultado do Enem 2015, Mercadante destacou que, até a primeira semana de janeiro de 2016, todas as notas dos participantes serão divulgadas. Foram eliminados do exame, 743 candidatos, sendo 3 por publicação de fotos de provas na internet. “Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando”, disse Mercadante. O ministro afirmou também que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos.

ENEMIFPI2

De acordo com o MEC, por uso de equipamentos inadequados, foram 347 participantes eliminados ontem, 25. Outros 330 participantes foram eliminados no primeiro dia. Foram eliminados 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais.

“Houve redução, o que mostra que a cultura de respeito às regras, com ajuda de detectores de metal, com a formação de fiscais e certificadores e parceria com a Polícia Federal. Acho que estamos avançando. Menos participantes eliminados é uma vitória de regras que estão se consolidando”, disse Mercadante.

OCORRÊNCIAS NA PROVA
No segundo dia do Enem, houve quatro emergências médicas e uma gestante que foi encaminhada ao hospital em trabalho de parto.

Mercadante afirmou que três estudantes de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, poderão refazer o Enem, porque a coordenadora encerrou a prova antes do fim. “Foi a única sala de aula com essa ocorrência, a coordenadora encerrou meia hora antes o exame. São três estudantes e eles terão a chance de fazer de novo a prova.”

Na Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, todos os cerca de 600 participantes terão o direito a fazer o novo exame nos dias 1 e 2 de novembro. A prova deles foi prejudicada por causa da queda de energia no local. No sábado (24), as provas já haviam sido canceladas em Taió (SC) e em Rio do Sul (SC) por conta das chuvas que castigam a região.

Ao todo, 5.203 participantes não fizeram as provas nestes municípios, que poderão fazer o exame em 1 e 2 de dezembro. Segundo ele, as provas terão o “mesmo padrão”, com o mesmo nível de dificuldade.

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO
Segundo o ministro, 831.315 dos participantes que confirmaram a inscrição no Enem 2015 não chegaram a acessar o cartão do Enem com o local de provas. Isso representa 10,7% do total de 7.746.436 candidatos.

Fonte:G1 e EBC

Comentários

Artigos relacionados

Fechar