DestaqueNoticiasRegião

Testes chegam hoje aos 224 municípios; PI espera receber mais 20 mil

Governo fez treinamento de profissionais no sábado e agora a testagem será difundida

O governador Wellington Dias (PT) em transmissão ao vivo com o prefeito de Teresina Firmino Filho indicou que nesta segunda-feira, 13 de abril, os testes devem chegar aos 224 municípios piauienses. O número ainda é baixo, mas o Governo espera receber mais 20 mil testes nos próximos dias. De acordo com líder estadual, dos 140 mil previstos apenas 18 mil já chegaram ao Estado.

“Quero que as pessoas compreendam o porque da importância do isolamento, o coronavírus é que é nosso grande inimigo, ele está entre nós e como não tivemos todos os exames para testar as pessoas. Recebemos agora 18 mil de um total de 140 mil que compramos, começamos no sábado o treinamento e hoje está chegando nos 224 municípios. A medida que estamos testando, estamos encontrando, então se nós não sabemos quantas pessoas estão com coronavirus, o que estamos fazendo? Esse dado que é muito importante, n[os tínhamos mais ou menos 25 dias atrás apenas 3 leitos de UTI ocupados com coronavirus, e foi crescendo 200% a cada dois dias, se não tivermos tempo para comprar respirador, treinar pessoal,  nós avaliamos que vamos ter um momento de grande perigo, final de abril, começo de maio, se continuar crescendo 200% a cada dez dias, vamos precisar de 300 leitos, o que não queremos é que ocorra no Piauí o que ocorreu na Itália, na Espanha”, comentou.

Reprodução

Dias sintetizou que ainda comprou mais 12 mil testes PRT/PCR, que são mais eficazes no diagnóstico e relatou o desafio que a doença impõe por conta do número de dias em média de internação na terapia intensiva.

“Cada paciente que entra fica mais ou menos, 3 ou 4 semanas na UTI, ficam 21 dias, 22 dias, e o que acontece? Vai entrando mais gente e saindo pouco, o número de UTIs que você têm, tem problema, nós vamos fazer uma testagem maior. Compramos mais 12 mil PRT/PCR, e com isso vamos ter um mapa mais próximo da realidade”, afirmou.

VEJA A LIVE NA ÍNTEGRA:

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar