NoticiasRegião

35 dos 224 municípios piauienses possuem nomes de “santos”

Festas juninas é uma das principais comemorações celebrada em todo o Brasil. As celebrações estão ligadas as tradições religiosas e têm grande representatividade no país. Essa relação entre a igreja e o povo reflete, inclusive, o nome de seus municípios.  No Piauí, por exemplo, cerca de 35 dos 224 municípios, correspondente a 6% do total, possuem alguma referência a “santos” em seus nomes. Os dados são do mapeamento realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

E não para por aí, o próprio estado piauiense tem esse nome em homenagem a um santo, é o que explica Mairton da Silva, historiador e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  “Em 1719, foi instituída a capitania de São José do Piauí, era esse o nome completo. Mas, o ‘São José’ foi apagado e ficou apenas o Piauí”, disse.

Igreja São Benedito, localizada na Avenida Frei Serafim, na capital piauiense. Foto: Geici Mello/ODIA

O historiador explica ainda que a presença religiosa é um forte traço desde o início da história do Brasil. “Antes de se constituir cidade, primeiro eram vilas. E quem funda as vilas, no período colonial, é a igreja. Aqui no Piauí, a primeira foi a Nossa Senhora da Vitoria em Oeiras, que depois se tornou Vila da Mocha”, conta.

Em todo Brasil são 580 municípios com nomes religiosos. A região nordeste do país é a que possui maior porcentagem, com cerca de 34% no total. A seguir estão, sudeste (28,8%), Sul (22,2%), centro-oeste (7,6%) e norte (7,2 %).

A vocação dos festejos juninos como produtos indutores do turismo fica mais evidente a cada ano. Esse período, entre junho e julho, tende a ter uma intensificação do movimento turístico, visto que corresponde também as férias escolares. O mapeamento realizado pela CNM aponta que em sua grande maioria, as cidades com tais nomes e celebrações juninas impulsionam o turismo e a cultura do local.

FONTE: Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar