DestaqueNoticiasRegião

Barragem do Estreito em Francisco Macedo-PI está a apenas 90 centímetros de atingir sua cota máxima

A Barragem, é uma das principais fontes de abastecimento de água da região, tendo uma capacidade máxima de 23,885 milhões de metros cúbicos.

Após as fortes chuvas na região nos últimos dias, a Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo, no estado do Piauí, atingiu na manhã desta sexta-feira, dia 24 de março, 20,10 metros, e está a apenas 90 centímetros de sua cota máxima.

A Barragem, é uma das principais fontes de abastecimento de água da região, tendo uma capacidade máxima de 23,885 milhões de metros cúbicos. Com as chuvas intensas dos últimos dias, o Rio Curimatá registrou uma grande cheia, e a barragem aumentou significativamente.

 

Vale destacar, que o reservatório já transbordou três vezes na história, a primeira vez em 2008, um ano após sua construção, outra em 2011, e pela última vez no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19.

Em áudio, o agente administrativo, Francisco Alencar, explicou que a parede do reservatório possui 21 metros de altura, e que o nível atual da água é de 20,10 metros, restando menos de 90 centímetros para transbordar. “Depois dos primeiros registros da entrada de água na represa, estamos realizando marcação diariamente. Ela havia abaixado com 1 metro e 85 centímetros, e agora ela já aumentou 95 centímetros, restando menos de 90 centímetros para transbordar.” Relata.

A Barragem

A represa possui 21 metros de altura e sua capacidade é de 23.865 milhões de metros cúbicos de água, o mesmo teve sua construção iniciada na década de 90, concluída em setembro de 2007, por meio de investimentos do Governo do Estado e Federal.

FONTE: Info Newss

Comentários

Artigos relacionados

Fechar