DestaqueRegião

População carente é beneficiada com distribuição de alimentos em Belém do Piauí

qweDSC05617

A Associação dos Criadores e Produtores Rurais do Município de Belém do Piauí realizou na tarde deste sábado (12) a distribuição de alimentos para a população carente do município.  A entrega aconteceu no Povoado Carqueijo onde cerca de 300 famílias foram beneficiadas.

Os alimentos foram adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra Direta da Agricultura Familiar, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Os produtos doados foram coco, banana, mamão, abóbora, melancia, milho verde, batata doce, maracujá, goiaba, tomate, goma, cebola, pimentão e cheiro verde.

Essa distribuição de alimentos é resultado do empenho do presidente da Associação, Irineu Antonio Dantas Leal e do Vereador Francisco Zacarias Ribeiro (Burenga), que destacaram que a ação beneficiou moradores carentes com vulnerabilidade social e que atendem os requisitos dos programas sociais do município. Burenga ressaltou ainda que essa é a primeira vez que a população carente de Belém do Piauí é beneficiada com uma ação desse tipo e que esses produtos doados tem uma importância muito grande em relação à complementação alimentar para as famílias que recebem estes alimentos.

qweDSC05616

Para a agricultora Maria das Dores Ribeiro, essa foi a melhor feira que já viu, pois no Povoado existe uma dificuldade muito grande para se ter acesso às frutas, legumes e hortaliças às quais foi beneficiada. “Além de tudo ser muito caro, aqui no Carqueijo quando aparece só podemos comprar de pouquinho” disse!

O vereador Burenga informou também que essa foi só a primeira etapa da distribuição e provavelmente daqui a trinta dias, acontecerá a segunda etapa da ação no Povoado.

Programa de Aquisição de Alimentos

Implementado em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em 2011, o PAA tem a finalidade de apoiar os agricultores, suas associações e cooperativas familiares por meio da aquisição de alimentos de sua produção. Durante a comercialização da colheita, o pequeno produtor é recompensado com a venda a preço justo, até o limite de R$ 8 mil por agricultor familiar por ano, de forma a remunerar o investimento e o custeio da lavoura.

Ao adquirir produtos de uma determinada localidade, o governo municipal valoriza os produtos tipicamente regionais, promove a ocupação do espaço rural, o combate a fome e a preservação ambiental.

CONFIRAM FOTOS:

qweDSC05606 qweDSC05607 qweDSC05608 qweDSC05611 qweDSC05613
qweDSC05631 qweDSC05633 qweDSC05636 qweDSC05646 qweDSC05653 qweDSC05663 qweDSC05664

Da Redação

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar