Determinação, fé e coragem são palavras que bem as definem. Características que as filhas da professora Luzinete Carvalho e do pedreiro José Bezerra, herdaram através do exemplo dos pais.
Josinete de Carvalho Bezerra, Joseana de Carvalho Bezerra e Josely Carvalho Bezerra, são hoje fortes mulheres graças aos ensinamentos e incentivos que receberam ao longo de suas vidas.
As três irmãs, são as personagens deste mês de agosto da coluna Clickei. No ensaio, além de registros de beleza, elas trazem a representação da mulher negra, sua força, seu potencial e poder.
Sonhadoras, as jovens, com muito esforço, dedicação e o apoio familiar, tem alcançado seus objetivos e seguem lutando para conquistar cada vez mais.
Josinete Bezerra
A primogênita, Josinete Bezerra, 28 anos, é Bacharel em Serviço Social, pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (RSÁ), onde ingressou através do PROUNI. Sempre muito dedicada aos estudos e apaixonada pela pesquisa, ela segue na área atuando hoje como pesquisadora do CNPQ/UFPE, tendo concluído também o Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pernambuco. Josinete vem mostrando por sua força e dedicação nos estudos que a potencialidade negra não se adequa as limitações impostas pelo racismo social e afirma que sua carreira na pesquisa científica está apenas começando.
Joseana Bezerra
Joseana Bezerra, 27 anos, mãe do pequeno Luidy Bezerra, está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Piauí em Teresina. Superando todos os desafios inerentes a conciliação da vida estudantil, maternidade, da mulher negra, ela segue perseverante rumo a realização do seu sonho de infância. Autêntica, criativa, resiliente e perseverante, ela busca fazer tudo com equilíbrio e verdade, com fé e firmeza. Ela é mais uma que quebra tabus sociais chegando em espaços e lugares que a sociedade, por convenção, dizia que ela não chegaria. Essa mulher ainda tem muito pra mostrar!
Josely Bezerra
Josely Bezerra, 25 anos, é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí. Há 4 anos ela já atua em sua área de formação, trabalhando em sua própria cidade onde se destaca por sua competência e comprometimento. Josely que também é amante da fotografia tem seu lugar de destaque na região por sua competência e olhar aguçado ao registrar pessoas e paisagens. Além disso, é dona de uma voz marcante que encantou o povo jaicoense no curto período em que atuou como radialista nas Rádios Canta Galo AM e Clube FM. Josely é prova de que cor e sexo não definem competência.
A coluna Clickei desse mês de agosto apresenta então, a proposta de enaltecer a representatividade da mulher negra na cena contemporânea, principalmente diante deste cenário em que constantemente os traços culturais, étnicos e raciais são postos em discussão.
As belas jaicoenses representam a mulher negra que sonha, luta e corre atrás dos seus objetivos, para assim, afirmar que você pode ser o que quiser ser. Ninguém para essas meninas!
Agradecimento todo especial à competente cabeleireira e maquiadora Joelma leal, pela produção (cabelos e make), ao Cordelista Paulo Pereira e à Marcilene Barbosa, por ter nos atendido prontamente disponibilizando a Toca das Possibilidades, no Povoado Várzea Queimada para a realização das fotos.
“Elas andam lado a lado
Seja na alegria ou dor.
Juntas representam a força
De um gênero e uma cor.
Juntas elas são sinônimos
De força, fé e amor.”
(Paulo Pereira)
Confiram fotos!