DestaqueGarota Noticiei

Clickei| Representatividade da Mulher Negra: beleza e poder

As três irmãs, são as personagens deste mês de agosto da coluna Clickei. No ensaio, além de registros de beleza,  elas trazem a representação da mulher negra, sua força, seu potencial e poder.

Determinação, fé e coragem são palavras que bem as definem. Características que as filhas da professora Luzinete Carvalho e do pedreiro José Bezerra, herdaram através do exemplo dos pais.

Josinete de Carvalho Bezerra,  Joseana de  Carvalho Bezerra e Josely Carvalho Bezerra, são hoje fortes mulheres graças aos ensinamentos e incentivos que receberam ao longo de suas vidas.

As três irmãs, são as personagens deste mês de agosto da coluna Clickei. No ensaio, além de registros de beleza,  elas trazem a representação da mulher negra, sua força, seu potencial e poder.

Sonhadoras, as jovens, com muito esforço, dedicação e o apoio familiar, tem alcançado seus objetivos e seguem lutando para conquistar cada vez mais.

Josinete Bezerra

A primogênita, Josinete Bezerra, 28 anos, é Bacharel em Serviço Social, pelo Instituto de Educação Superior Raimundo Sá (RSÁ), onde ingressou através do PROUNI. Sempre muito dedicada aos estudos e apaixonada pela pesquisa, ela segue na área atuando hoje como pesquisadora do CNPQ/UFPE, tendo concluído também o Mestrado em Serviço Social  pela Universidade Federal do Pernambuco. Josinete vem mostrando por sua força e dedicação nos estudos que a potencialidade negra não se adequa as limitações impostas pelo racismo social e afirma que sua carreira na pesquisa científica está apenas começando.

Joseana Bezerra

Joseana Bezerra, 27 anos, mãe do pequeno Luidy Bezerra, está concluindo o curso de Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Piauí em Teresina. Superando todos os desafios inerentes a conciliação da vida estudantil, maternidade, da mulher negra, ela segue perseverante rumo a realização do seu sonho de infância. Autêntica, criativa, resiliente e perseverante, ela busca fazer tudo com equilíbrio e verdade, com fé e firmeza. Ela é mais uma que quebra tabus sociais chegando em espaços e lugares que a sociedade, por convenção, dizia que ela não chegaria. Essa mulher ainda tem muito pra mostrar!

Josely Bezerra

Josely Bezerra, 25 anos, é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí. Há 4 anos ela já atua em sua área de formação, trabalhando em sua própria cidade onde se destaca por sua competência e comprometimento. Josely que também é amante da fotografia tem seu lugar de destaque na região por sua competência e olhar aguçado ao registrar pessoas e paisagens. Além disso, é dona de uma voz marcante que encantou o povo jaicoense no curto período em que atuou como radialista nas Rádios Canta Galo AM e Clube FM. Josely é prova de que cor e sexo não definem competência.

A coluna Clickei desse mês de agosto apresenta então, a proposta de enaltecer a representatividade da mulher negra na cena contemporânea, principalmente diante deste cenário  em que constantemente os traços culturais, étnicos e raciais são postos em discussão.

As belas jaicoenses representam a mulher negra que sonha, luta e corre atrás dos seus objetivos, para assim, afirmar que você pode ser o que quiser ser. Ninguém para essas meninas!

Agradecimento todo especial à competente cabeleireira e maquiadora Joelma leal, pela produção (cabelos e make), ao Cordelista Paulo Pereira e à Marcilene Barbosa, por ter nos atendido prontamente disponibilizando a Toca das Possibilidades, no Povoado Várzea Queimada para a realização das fotos.

“Elas andam lado a lado

Seja na alegria ou dor.

Juntas representam a força

De um gênero e uma cor.

Juntas elas são sinônimos

De força, fé e amor.”

(Paulo Pereira)

Confiram fotos!

Comentários

Artigos relacionados

Fechar