DestaqueNoticiasRegião

12 cidades do Piauí retomam atividades; entre elas, Guaribas, “símbolo do Fome Zero”, sem casos de Coronavírus

Além de Guaribas, mais 11 cidades, todas com pelo menos um caso de pessoa contaminada com Covid-19; destas, Picos é a que possui mais casos de pessoas infectadas

Até esta quarta-feira (10/06), pelo menos 12 cidades já anunciaram a retomada de suas atividades desde o começo desta semana. Em um levantamento feito pelo OitoMeia juntamente à Associação Piauiense de Prefeitos (APPM), desse total, apenas uma delas não possui um só caso de coronavirus: Guaribas.

Localizada no extremo Sul do Piauí, distante cerca de 650 km da capital Teresina, Guaribas ficou reconhecida nacionalmente como a “cidade símbolo do Fome Zero”, devido o ex-presidente Lula (PT), na época de sua primeira eleição, em 2003, ter anunciado o programa social para atender primeiro este município.

 

Cidade de Guaribas: símbolo do Fome Zero não registrou casos de coronavírus (Foto: Reprodução)

Atualmente sob o comando do prefeito Claudinê (Progressistas), o município se isolou dos casos de coronavírus para evitar contaminação de seus quase 5 mil moradores. Quem contou que estratégias foram tomadas foi o próprio prefeito em entrevista ao OitoMeia: “Nós obrigamos, desde o começo, o uso da máscara e determinamos o fechamento de todo o comércio, inclusive do mercado que fazia venda de frutas e verduras”.

Passados quase 90 dias, Guaribas determinou nesta segunda-feira (08/06) a volta das atividades econômicas. “Mas claro com toda responsabilidade, higiene, usar máscara é algo obrigatório, uso de álcool… e as restrições para que o comércio volte a funcionar”, explicou Claudinê. Além de Guaribas, mais 11 cidades, todas com pelo menos um caso de pessoa contaminada com Covid-19. A campeã, entre as que anunciaram o retorno, é Picos, com 235 pessoas confirmadas como infectadas e 5 óbitos. Os dados são do boletim mais recente, da noite desta terça-feira (09/06).

CONFIRA A LISTA E A SITUAÇÃO DE CADA UMA DAS CIDADES:

1-GUARIBAS

CASOS: 0
MORTES: 0

A reabertura do comércio no município foi determinada na última segunda-feira e, segundo o decreto do prefeito Claudinê, estão autorizados a fazerem a reabertura lanchonetes, restaurantes, oficinas, lojas de peça automotiva, lojas de material de construção, armarinhos, perfumarias, confecção, calçados, tecidos, papelarias, lojas de informática, setor imobiliário e lojas eletrodomésticos, além de salões de beleza. Por enquanto, atividades religiosas, culturais e esportivas, ou qualquer outra que possa reunir aglomerações não estão permitidas.

2-SANTANA DO PIAUÍ

CASOS: 2
MORTES: 0

A Prefeitura Municipal de Castelo do Piauí também liberou a reabertura do comércio para esta semana. No documento de decreto, estão autorizados a fazer a reabertura: lanchonetes, restaurantes, oficinas, lojas de peça automotiva, lojas de material de construção, armarinhos, perfumarias, confecção, calçados, tecidos, papelarias, lojas de informática, setor imobiliário e lojas eletrodomésticos, além de salões de beleza. Não há informações sobre atividades religiosas, culturais e esportivas.

3-PAULISTANA

CASOS: 9
MORTES: 0

Foi decretado a reabertura das atividades comerciais pelo prefeito Gilberto Melo (PSD) ainda no dia 1º de junho. O que foi liberado na cidade são lojas de autopeça, lojas de material de construção civil, óticas e salões de beleza. Quando foi anunciada a reabertura, o município havia zerado o número de casos (eram 8), tendo alta médicas em todas as pessoas que haviam sido diagnosticadas com Covid-19.

4-SÃO JOÃO DO PIAUÍ

CASOS: 11
MORTES: 0

O prefeito Gil Carlos (PT), que é médico e ex-presidente da APPM, determinou a reabertura do comércio desde o dia 1º de junho. Os setores que poderão funcionar: construção civil, lojas de autopeças, salões de beleza, clínicas de estética e óticas. Com 10 casos de coronavírus, o município tem monitorado em especial as pessoas que entram ou saem. Se vindas de outros estados, como São Paulo (SP), é determinada uma quarentena de pelo menos 15 dias.

5-CAPITÃO DE CAMPOS

CASOS: 14
MORTES: 0

A prefeitura municipal também liberou a reabertura do comércio neste começo de junho. No documento o estão autorizados a fazer a reabertura: lanchonetes, restaurantes, oficina e loja de peças automotiva, loja de material da construção civil, armarinhos, perfumarias, confecção, calçados, tecidos, papelarias, loja de informática, móveis e eletrodomésticos, além de salões de beleza.

 

6-CASTELO DO PIAUÍ

CASOS: 14
MORTES: 0

O anúncio das atividades comerciais foi feito pelo prefeito Magno Soares (PT) ainda para o dia 1º de junho. Com a obrigação de máscaras e álcool em gel a disposição de clientes, a prefeitura da cidade permitiu, entre os serviços não essenciais, estética (salões de cabeleireiros, manicure, depilação, estética facial etc) de 8 às 16h e até mesmo academias, só que com horários diferenciados. Outras lojas, como de confecção e calçados, devem ficar abertas até às 13h de segunda a sexta.

 

7-MADEIRO

CASOS: 15
MORTES: 1

A prefeitura municipal liberou as atividades nesta semana. No documento o estão autorizados a fazerem a reabertura lanchonetes, restaurantes, oficina e loja de peças automotiva, loja de material da construção civil, armarinhos, perfumarias, confecção, calçados, tecidos, papelarias, loja de informática, móveis e eletrodomésticos, além de salões de beleza.

8-NOSSA SENHORA DO NAZARÉ

CASOS: 22
MORTES: 2

A prefeitura municipal também liberou a reabertura do comércio. O município fica bem próximo a Campo Maior e, com menos de 5 mil habitantes, tem um número razoável de casos confirmados e duas mortes registradas. Os casos iniciaram em maio. Acredita-se que foi motivado pelo baixo índice de isolamento social. Mesmo assim está autorizada a retomar atividades, segundo a APPM.

 

9-BURITI DOS LOPES

CASOS: 54
MORTES: 2

Em Buriti dos Lopes, cidade próxima à Parnaíba, o prefeito Júnior Percy (Progressistas) determinou a reabertura mesmo em meio a uma quantidade de casos razoáveis. Segundo a APPM, foi liberada a retomada de algumas atividades não essenciais desde o começo desta semana. No entanto, algumas exigências, normas e obrigações são cobradas pelas equipes da prefeitura junto às empresas e população.

 

10-FLORIANO

CASOS: 94
MORTES: 4

Foi anunciada nesta segunda-feira (08/06) pelo prefeito Joel Rodrigues (Progressistas) a reabertura do comércio. No documento ele não alterou o horário de funcionamento dos estabelecimentos, mas foi dividida em três etapas. Nesta primeira fase, já em funcionamento, poderão reabrir são lojas de material de construção civil, comércio varejista, industria de transformação, lojas do shopping e salões de beleza. Floriano, no Sul do estado, vale lembrar, ganhou destaque nacional graças ao tratamento precoce usado com cloroquina e corticoides no Hospital Regional Tibério Nunes.

 

11-CAMPO MAIOR

CASOS: 234
MORTES: 6

A reabertura foi anunciada nesta terça-feira (09/06) pelo prefeito Ribinha (PT). Ele anunciou a flexibilização das atividades comerciais seguindo algumas etapas. O protocola dessa primeira fase estabelece algumas algumas regras e uma delas e, além do uso obrigatório de máscaras, exige-se álcool em gel para ser oferecido a clientes. Nesse primeiro momento, ficaram de fora a reabertura de restaurantes, bares, lanchonetes, trailers e semelhantes. Escolas das redes pública e privada e atividades que possam gerar aglomerações, eventos esportivos, eventos religiosos, festas e shows seguem proibidos. Neste mês a cidade estaria comemorando o tradicional festejo de Santo Antonio, quando bate recorde com a visita de turistas.

12-PICOS

CASOS: 235
MORTES: 5

A reabertura das atividades econômicas começou de forma gradual em Picos nesta segunda-feira (08/06) pelo prefeito padre Walmir de Lima (PT). Já estão em funcionamento empresas como óticas, lojas de embalagem, lojas de material de construção civil, concessionárias e até mesmo salões de beleza. Todas em datas e horários específicos. As demais etapas seguem nos dias 15, 22 e 29 de junho. Sempre com o uso obrigatório de máscaras, fornecimento de álcool em gel ou pia com sabonete para os clientes. No dia 22 os shoppings de Picos já poderão reabrir, mas sem as praças de alimentação. Estas, assim como bares e restaurantes, só deverão reabrir na última etapa, que será dia 29 de junho.

 

CONFIRA O BOLETIM COMPLETO DOS CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ:

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar