DestaqueGeral

Presidente do TRE alerta sobre falsas pesquisas na próxima eleição

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), desembargador Edvaldo Moura (foto), anunciou que a Justiça Eleitoral voltará suas vistas para as pesquisas eleitorais como forma de prevenção quanto ao próximo pleito eleitoral.

A manifestação do desembargador presidente da justiça eleitoral do Piauí se deu em função de comentário feito pelo jornalista Arimatéia Azevedo sobre os resultados de certos institutos de pesquisas em relação à eleição na OAB, bem diferente dos votos aferidos pelos candidatos.

O jornalista Arimateia Azevedo denunciou que nos períodos eleitorais, surgem picaretas vendendo resultados de pesquisas que nunca se confirmam. Até os chamados ‘grandes’ institutos como o Amostragem, BR-Vox, Jales, Credibilidade, erram feio, com resultados completamente diferentes dos aferidos ao final do pleito. Isso tem acontecido a cada eleição.

Na Eleição da OAB neste ano apenas o Instituto Data AZ e o Opinar acertaram os resultados de suas pesquisas com o que foi produzido ao final da apuração dos votos que resultou na vitória do candidato Chico Lucas, da chapa de oposição.

Em mensagem para o jornalista Armatéia Azevedo o desembargador Edvaldo Moura conclama a participação do Ministério Público, dos candidatos e dos partidos.

Eis a mensagem do presidente do TRE:
“Felicito pela lucidez de suas observações contidas da Coluna de hoje sobre pesquisas eleitorais. É preciso que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público voltem suas vistas e atenções sobre essas pesquisas para que o pleito que se avizinha não seja maculado e danoso aos interesses da verdadeira democracia representativa. A atuação preventiva deve ser eficiente. A colaboração dos partidos e dos candidatos se impõe”. Abs Edvaldo Moura.

FONTE: Portal AZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar