BrasilDestaqueEconomiaGeralNoticias

Valor na conta de luz deve subir 16,7% em 2022, calcula Aneel

As tarifas de energia são reajustadas caso a caso e são diferentes para cada distribuidora de energia

Cálculos preliminares da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem que as contas de luz podem subir, em média, 16,68% no próximo ano, principalmente por conta da crise hídrica, que atinge as principais hidrelétricas do país.

Para evitar que as contas disparem, a agência reguladora já analisa medidas para mitigar os efeitos para os consumidores e manter os reajustes inferiores a dois dígitos.

Os dados foram apresentados pelo superintendente de Gestão Tarifária da agência reguladora, Davi Antunes Lima, nesta segunda-feira em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

As tarifas de energia são reajustadas caso a caso e são diferentes para cada distribuidora de energia - Foto: DivulgaçãoAs tarifas de energia são reajustadas caso a caso e são diferentes para cada distribuidora de energia – Foto: Divulgação

Lima avalia, no entanto, que novas ações projetadas pela Aneel, como a antecipação de recursos decorrentes da privatização da Eletrobras, consigam reunir R$ 8,5 bilhões e reduzir o reajuste da tarifa cobrada dos consumidores.

“Com essas medidas adicionais, em vez dos 16,68% previstos para 2022, a gente ainda tem uma previsão de reajuste de 10,73%, mas estamos ainda estudando alternativas”, disse o diretor.

As tarifas de energia são reajustadas caso a caso e são diferentes para cada distribuidora de energia.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar