DestaqueRegião

Agespisa realiza nova operação e flagra roubo de água na adutora de Poço de Marruá

A Agespisa teve que recorrer novamente à força policial para combater o roubo de água na adutora do Poço de Marruá, que abastece as cidades de Patos, Jacobina, Caridade, Simões e Curral Novo, estendendo-se por cerca de 120 quilômetros. Sob a coordenação da Gerência de Picos, a Agespisa realizou a operação nesta semana, nos dias 29 e 30.

as-ligacoes-clandestinas-foram-detectadas-em-muitos-casos-nos-registro-de-descarga-de-rede-342452-1

Ao todo, foram eliminados 12 desvios em dois trechos da adutora, totalizando um percurso de 45 quilômetros. O primeiro trecho liga as cidades de Caridade e Simões, esta última localizada a 427 quilômetros ao sul de Teresina, e o outro, entre Caridade e Curral Novo, localizada a 459 quilômetros ao sul de Teresina.

As ligações clandestinas foram detectadas nas ventosas e registros de descarga de rede, com tubos de 60mm. A água desviada estava sendo utilizada para abastecimento de carros pipas que, por sua vez, vendem a água roubada. As ligações clandestinas também estavam sendo usadas para a irrigação de fazendas, criação de peixes, etc. A operação foi suspensa no final da tarde dessa quarta-feira, 30, e será reiniciada logo após o feriado de final de ano.

As ligações clandestinas foram destectados nos registros de descarga de rede - Foto: Reprodução/CidadesNaNet
As ligações clandestinas foram destectados nos registros de descarga de rede – Foto: Reprodução/CidadesNaNet

“Nos próximos dias, enviaremos novamente uma equipe para continuar o trabalho de varredura ao longo da adutora, a fim de corrigir vazamentos e coibir o furto de água juntamente com a força policial”, informa o gerente da Unidade de Negócios de Picos, Sérgio Alves da Silva.

Ele informa ainda que a Agespisa vai acionar também à Justiça para que essas pessoas, que estão cometendo esses crimes, sejam punidas.

As ligações clandestinas foram destectados nos registros de descarga de rede - Foto: Reprodução/CidadesNaNet
As ligações clandestinas foram destectados nos registros de descarga de rede – Foto: Reprodução/CidadesNaNet

Com energia própria

Além do combate ao roubo de água, a Agespisa solucionou recentemente as recorrentes falhas técnicas no sistema de abastecimento da adutora de Marruá, com a instalação de geradores de energia na estação de tratamento de água, localizada na localidade Poço de Marruá, no município de Patos, a 409 quilômetros ao sul de Teresina. Além da ETA, foram instalados geradores na estação elevatória, que também fica em Patos, e no sistema de Caridade, onde as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica prejudicavam o abastecimento da cidade.

“Com essas ações, estamos conseguindo melhorar o abastecimento numa das regiões do Piauí onde a água é mais escassa, proporcionando mais qualidade de vida àquelas comunidades”, concluiu o presidente da Agespisa, Raimundo Trigo.

Fonte: Agespisa

Comentários

Artigos relacionados

Fechar