DestaqueJaicósNoticias

Jaicós| Enfermeira Rakel Monteiro participa de conferência nacional de vigilância em saúde

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Jaicós, enfermeira Rakel Monteiro, participou da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), evento organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), e realizado no Centro de Eventos da Ascade, em Brasília, que teve início na última terça-feira (27) e encerramento nesta sexta (02).

A 1ª CNVS teve como objetivo construir a Política Nacional de Vigilância em Saúde, que vai nortear as ações do Ministério da Saúde na área, contribuindo com um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, em que a promoção, a proteção e a prevenção têm a mesma importância da recuperação e assistência.

Com o tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade” o evento contou com diversos palestrantes como o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a procuradora do Ministério Público de Contas do Estado de SP, Élida Graziane, o professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Norberto Rech, e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

O fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS estão entre os temas que foram discutidos com acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

De acordo com a Enfermeira, que participou do evento a convite do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PI), é na conferência que há a possibilidade de adequar, manter e implementar novas políticas de saúde.

Rakel destacou que são eleitos delegados que são representantes de cada Estado que em momento anterior discutem propostas de acordo com suas necessidades para que haja aprovação em lei a nível nacional. “É um prestígio estar aqui em um evento deste porte participando e contribuindo. É um além muros para um profissional da saúde que conhece a sua vivência e sabe das necessidades de sua área de assistência”, ressaltou.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Parabéns dra vc é um exemplo de boa profissional na área da saúde, entende de saúde como poucos e presta um bom atendimento.

Fechar