Região

Distrito Industrial de Picos poderá receber 23 novas empresas

Foi lançada na noite desta terça-feira, 20, a nova estrutura do Distrito Industrial de Picos. O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial reunindo empresários e autoridades.

O lançamento aconteceu através do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

Participaram da ação o presidente da Associação Comercial de Picos, Edilberto Rocha; Superintendente do Desenvolvimento Econômico, Olga Sousa; Secretária de Planejamento Oneide Rocha, representando o prefeito Padre Walmir; Diretor da Casa Ápis, Sitonho Filho; secretário municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Iata Rodrigues e o ex-presidente da Associação Industrial do Piauí, Joaquim Costa Filho. Além dos vereadores Francisco das Chagas de Sousa (Chaguinha), José Luís de Carvalho e Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó, todos do PTB.

De acordo com Olga Sousa, a primeira etapa da nova estrutura inicia com a regulamentação dos lotes. “Assim que começar essa fase, já daremos início a preparação da infraestrutura do local, com pavimentação, iluminação e esgotamento sanitário, por exemplo”.

O distrito atualmente conta com 15 empresas e com a ampliação 23 novas fábricas já manifestaram o interesse de se instalarem no local e estão em processo de regularização dos lotes.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, deputado licenciado José Icemar Lavôr Néri, o Nerinho (PTB), ressaltou a importante de se sobressair em meio à crise.

“Queremos fazer com os Distritos Industrias de Picos, Paranaíba, Teresina e Floriano se tornem uma realidade para que, quando o país volte a crescer, nós já estejamos preparados. Dessa forma, estamos dando um passo à frente e fazendo com que os empresários de Picos, que acreditam no potencial da região, que tenham seu terreno onde possam investir. Eles irão comprar esse terreno subsidiado, que será algo em torno de 5% do valor real”, explicou o secretário.

Entre as melhorias anunciadas está a criação do Centro de Desenvolvimento do local, que irá mediar as relações entre as empresas instaladas no distrito.

Empresas investidoras

A Casa Àpis foi uma das empresas pioneiras no Distrito Industrial de Picos e está instalada no local há cerca de dez anos. O diretor do empreendimento ressaltou que a nova estrutura, irá beneficiar o trabalho das fábricas que geram trabalho e renda para toda a região.

“Às vezes tem empresas que passam por aqui buscando instalar suas atividades, mas por falta de infraestrutura acabam indo para outras regiões. Acredito que esse incentivo é um atrativo e só tem a contribuir para o desenvolvimento”, disse Sitonho Filho.

Os investidores não são apenas da região. Como João Monteiro de Nobrega, diretor comercial de uma empresa de pré-moldados do Rio Grande do Norte.

“Essa ação do governador é de grande importância para o desenvolvimento de Picos. A nossa empresa produz postes de concreto armado, chegamos aqui há dez anos e estamos participando do projeto Luz para Todos, onde tivemos a oportunidade de levar energia a cerca de 30 mil famílias nos últimos cinco anos”, disse o diretor.

 

FONTE: Picos40Graus

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar