DestaqueNoticiasRegião

Pacientes com coronavírus já ocupam 34% dos leitos de UTI da rede hospitalar do Piauí

Situação ainda é confortável, mas com o aumento do número de casos há uma preocupação para que o sistema de saúde não entre em colapso

Com 0s hospitais de campanha para atender pacientes com coronavírus ficando prontos no Piauí, ainda há uma parcela da população que questiona se serão realmente necessários devido ao baixo número de pessoas infectadas com coronavírus precisando, por exemplo, de um aparelho de respiração mecânica.

Segundo dados repassados pela assessoria da SESAPI (Secretaria Estadual de Saúde), 34,9% dos leitos de UTI da rede hospitalar do Piauí estão ocupados com pacientes de Covid-19. Além disso, apenas 18,3% dos leitos clínicos estão ocupados e só 8,8% dos leitos de estabilização possuem pacientes. Os números, de certa forma, são confortáveis. Mas não se engane. Vêm mudando constantemente. Confira os números mais atualizados:

As autoridades e os técnicos da saúde dizem que esses números são perigosos e causam uma falsa sensação de tranquilidade. Eles têm certeza de que nos próximos dias, especialmente neste mês de maio, a tendência é que esses números passem por uma situação muito pior. Isso devido ao rápido crescimento da doença, se propagando por quase todas as cidades, e também pelo descumprimento do isolamento social.

Registro da noite desta sexta-feira, 1º de maio, mostrou que o Piauí já possui mais de 600 casos de Covi-19 confirmados, sendo que nos últimos dois dias os resultados que deram positivo ultrapassam mais de 150 pessoas infectadas em menos de 48h. Na quinta foram 87 casos (recorde de casos em um só dia) confirmados com a doença e na sexta mais 65 casos. A média de isolamento girando em torno de 50%.

GOVERNADOR FAZ ALERTA: “ISSO É UM RISCO”

Em uma entrevista-live realizada na quarta-feira passada, o governador Wellington Dias analisava justamente os dados referente ao número de UTIs ainda disponíveis. E fez um alerta: “Eu não quero que você, piauiense, fique confiante porque temos uma situação onde ainda temos vagas [em leitos] para que com isso você possa sair para rua. Isso é um risco de vida para você, contaminar e ser contaminado e chegar um ponto que já chegaram em alguns lugares. É isso que queremos evitar. O Piauí hoje está numa realidade que precisa se ter muito cuidado”.

Governador Wellington Dias durante live sobre o cenário da Covid-19 no Piauí (Foto: Reprodução/YouTube)

SIM, VAI SER PRECISO O USO DOS HOSPITAIS DE CAMPANHA

É evidente que o isolamento social feito de forma antecipada no estado contribuiu para que não houvesse um colapso no sistema de saúde, segundo avalia o próprio Governo do Estado. Mas ainda é pouco. “Estamos trabalhando com a ciência e acompanhando o que aconteceu no mundo”, completou o governador ao lamentar a certeza de que mais pessoas vão morrer por conta da Covid-19. “É duro dizer isso. Estamos numa curva ascendente ainda”, afirmou o governador. E é por isso que as autoridades da saúde contam com uma certeza: o aumento do número de leitos com a construção dos hospitais de campanha. Eles serão utilizados em breve. Um deles, construído no CT de Badminton da UFPI, administrado pela Prefeitura de Teresina. já está pronto.

CONFIRA COMO ESTÃO DISPONIBILIZADAS OS CASOS DE COVID-19 NOS LEITOS POR CIDADE

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar