BrasilDestaqueGeralNoticiasSaúde

Dia Mundial do Câncer reforça combate à doença

O câncer é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos. Diante desta urgência, é importante discutir prevenções e diretrizes de combate à doença em todo o mundo.

Neste domingo (4) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde para que organizações ao redor do planeta se reúnam para ajudar na prevenção e dar força aos pacientes que lutam contra o câncer. A alimentação saudável é uma das principais aliadas na prevenção e combate ao câncer. Segundo a onconutricionista Socorro Coelho, a forma como a pessoa se alimenta pode previnir 30 a 40% de todos os tipos de câncer. “Alimentação é a nossa aliada no tratamento oncológico. Então, como sabemos, uma alimentação rica em frutas, verduras e fibras são o que irão nos ajudar nesse tratamento tão agressivo”, afirma.

O câncer é um conjunto de mais de 200 doenças que podem se desenvolver em qualquer órgão do corpo, no entanto, as mesma têm em comum a característica do crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, e podem se espalhar para outras regiões do corpo. Estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que é o acúmulo de células cancerosas.

No Brasil, o número de mortes por conta de câncer aumentou 31% desde 2000 e chegou a 223,4 mil pessoas por ano no final de 2015, segundo a OMS. Os dados mantidos pela instituição apontam que, no início do século, 152 mil brasileiros morriam por ano da doença. Ao final de 2015, essa taxa chegou a 223,4 mil.

Existem diferentes tipos de câncer devido aos vários tipos de células do corpo, o que as diferencia os diversos tipos de câncer são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes

Os alimentos que podem prevenir o surgimento dessas doenças, principalmente frutas e verduras. “É importante termos alimentação rica em frutas, entre elas a vitamina C (laranja, acerola, caju), os crucíferas (couve, alface) e os Oleaginosos (castanha do pará e castanha do caju). Todos esses alimentos comprovadamente previnem o câncer”, indica a onconutricionista.

É reforçada a importância de se alimentar em intervalos de três em três horas, de forma equilibrada , fracionando os alimentos. É relevante indicar a diminuição do consumo de alimentos industrializados e dos excessos. “O consumo desse alimentos tem muito conservante e corante. É importante também evitar o consumo em excesso de carne vermelha e preferir carnes brancas”, aconselha a nutricionista.

A ausência de uma alimentação saudável aliada ao sedentarismo é uma das principais fatores do desenvolvimento do câncer no mundo. “Hoje as pessoas não tem tempo mais para o preparo dos alimentos naturais. Hoje todo mundo quer ter a rapidez dessa alimentação pronta, consumindo alimentos industrializados. O consumo desse alimentos possui muito conservante, corante e então isso leva a surgimento de doenças crônicas como o câncer”, explica Socorro Coelho.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar