DestaqueGeralNoticias

Operação Topique| Fraudes em licitações do transporte escolar geraram prejuízo de 119 milhões

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (02) a “Operação Topique”. A ação tem objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações e desvio de recursos públicos destinados ao transporte escolar do Governo do Estado do Piauí e Prefeituras no Piauí e Maranhão, custeados pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fndeb).

Ao todo, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, nove mandados de prisão temporária e 40 mandados de busca e apreensão em cidades do Piauí e do Maranhão. A investigação revelou a existência de um grupo de empresas que vêm atuando na realização de fraudes em licitações com a participação de agentes públicos.

As ações se concentraram nos municípios piauienses de São Raimundo Nonato, Campo Maior, Miguel Alves, Luís Correia e Regeneração.  A Controladoria Geral da União (CGU), que foi quem coordenou a operação, analisou ainda contratações efetuadas pelo Estado junto às empresas do grupo investigado nas cidades maranhenses de Timon e São João do Sóter.

“Os criminosos realizavam a contratação do objeto da licitação com valores superiores ao valor real do serviço, causando um prejuízo aos cofres públicos na média de 40% dos valores pagos às empresas contratadas”, foi o que informou a Polícia Federal, por meio de nota.

A polícia disse ainda que as empresas investigadas receberam, entre 2013 e 2017, pelo menos R$ 297 milhões pagos por mais de 40 prefeituras municipais e pelo Governo do Estado do Piauí, envolvendo transporte escolar e locação de veículos. O valor do prejuízo é superior a R$ 119 milhões.

O nome da operação faz referência ao termo popularmente utilizado para se referir aos veículos utilizados no transporte escolar.

FONTE: Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar