DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Professores da rede estadual deflagram greve por tempo indeterminado

Os professores da rede estadual do Piauí deflagraram greve, nesta quinta-feira (07), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembleia realizada na manhã de hoje.

De acordo com a categoria, o governo tem descumprido o pagamento de reajuste salarial dos trabalhadores da rede estadual de educação, que retomam o movimento grevista que havia sido suspenso em 12 março, após acordo judicial mediado pelo Tribunal de Justiça de Piauí (TJ-PI).

Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ
Foto:Wilson Nanaia/Portal AZ

Pelo acordo judicial, o pagamento do reajuste dos trabalhadores em educação (professores ativos,  aposentados e funcionários de escola) seria feito na folha de pagamento do mês de maio/2018, que saiu dia 28. No entanto, a categoria constatou que o reajuste não foi implementado para ativos e nem aposentados.

Foto: Portal AZ
Foto: Portal AZ

A presidente do Sinte-PI, professora Paulina Almeida, destacou a necessidade de retomada da greve. “O governador desrespeitou  justiça, a categoria e a sociedade piauiense. Por isso, há uma necessidade de retomarmos a greve até que o governador cumpra o acordo judicial. Só retornaremos ao período letivo quando o governador pagar o reajuste para todos os trabalhadores em educação”, afirma.

Ainda na manhã de hoje, professores e alunos se mobilizaram na frente do Colégio Liceu Piauiense a favor da greve dos professores.

Foto:Wilson Nanaia/Portal Az
Foto:Wilson Nanaia/Portal Az

“Os alunos estão mobilizados em frente ao Liceu lutando por uma educação de qualidade, lutando pelo reajuste salarial dos professores que o governador vem enrolando desde dezembro e nunca cumpriu com o acordo e hoje os alunos estão se mobilizados juntamente com os professores”, afirma Rafyzza Vieira , Presidente do Grêmio estudantil do colégio Liceu Piauiense.

Foto: Wilson Nanaia/Portal Az
Foto: Wilson Nanaia/Portal Az

De acordo com a professora do Liceu Piauiense, Iara Ferry, os estudantes mesmo sendo os principais prejudicados com a greve, entendem a necessidade do movimento devido a luta pelos direitos da classe de professores.

“Os alunos estão inquietos com a greve .Eles estão fazendo essa manifestação dando um apoio aos professores, dando um sinal, dizendo ao governador que isso é apenas o começo, que os estudantes não irão aceitar ficar sem aula, afinal de contas temos o Enem pela frente e nossos alunos não podem ser prejudicados e eles entendem também que o professor não pode deixar de reivindicar seus direitos, então perder 6,81% todo mês de janeiro pra cá fica um total grande de cada professor, que o governo já lucrou bastante e que os professores não estão reivindicando aumento, estão pedindo apenas aquilo que têm direito repassado do governo federal. Esse dinheiro de 6,81% já venho para o Estado e o governo ainda não repassou aos professores. Então os alunos já entenderam que nós estamos corretos e entraram nessa luta, isso é apenas uma prévia do que pode acontecer”, declara.

FONTE: Portal AZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar