DestaqueGeralNoticias

Apagão deixa cidades do Piauí e mais 13 estados sem energia na tarde desta quarta-feira

Um apagão deixou cidades no Piauí e em mais 13 estados sem energia na tarde desta quarta-feira (21). Em nota, o Operados Nacional do Sistema (ONS) informou que uma ‘perda de carga’ causou o apagão. Em Teresina o problema atingiu todas as zonas da capital. Populares relatam ainda o problema em diferentes municípios em todo o Estado.

Ao menos 13 estados do Norte e do Nordeste do país enfrentam a queda de energia: Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia, Amazonas, Tocantins e Rondônia.

Em Teresina, a energia foi restabelecida por volta as 20h20.

Segundo relato de populares, todos os semáforos das principais avenidas na capital ficaram desligados, deixando o trânsito caótico. Alguns condutores chegaram a sair dos carros para ajudar no controle de trafego da via.

A Eletrobras Distribuição Piauí divulgou nota informando que o problema foi causado por falha no fornecimento na rede básica.

Veja abaixo a nota na integra: 

A Eletrobras Distribuição Piauí informa que a falta de energia elétrica que ocorre, neste instante, no Piauí e outros Estados do Nordeste, foi causada por falha no fornecimento na rede básica.
Os primeiros indícios é de que houve problema na usina de Belo Monte, no Estado do Pará.

Problema nacional

O problema foi registrado às 15h48. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas.

De acordo com as companhias de energia locais, 2.049 municípios foram afetados nos 14 estados citatos no início da matéria. O número representa 93% do total de municípios (2.204) desses estados.

Além deste Estados, também houve registro de falta de energia em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o apagão ocorreu após uma falha em uma linha de transmissão ligada à usina de Belo Monte, no Pará, que não suportou um aumento de carga. Segundo o ministro, essa linha foi programada para operar em uma potência maior, e as causas da falha estão sendo investigadas.

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.

O problema, segundo Ferreira, causou “pequena perturbação” nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um “colapso”, com “repercussão bem mais acentuada”, nos sistemas do Norte e Nordeste.

As Centrais Elétricas do Pará (Celpa), por sua vez, informam que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e fornece energia para estados do Norte e Nordeste.

Veja a nota da ONS na íntegra:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.
Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.
Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.
As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Abastecimento de água prejudicado

A Águas de Teresina informou que o sistema de abastecimento de água da capital foi prejudicado, devido a queda de energia.

A concessionária está em comunicação com a Eletrobras, mas até o momento não há previsão de quando o serviço será restabelecido.

Ainda segundo a concessionária, encontra-se indisponível também a linha de Call Center 0800 223 2000 e 115, além do Whatsapp 98124 3199.

FONTE: Portal AZ *Com infomações do G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar