GeralNoticias

Após polêmica, APPM lança modelo eletrônico do Diário Oficial dos Municípios do Piauí

Lançamento do sistema eletrônico do Diário Oficial dos Municípios (Foto: João Brito Jr/ OitoMeia)

Após meses de polêmicas, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Gil Carlos (PT), lançou na manhã desta terça-feira (26/09) o novo modelo do Diário Oficial dos Municípios. O evento aconteceu no auditório da APPM com a presença de vários gestores piauienses. O modelo deixará de ser impresso para atuar apenas na versão digital.

“Era uma grande causa dos municípios, esperada por muito tempo sendo algo histórico. Essa plataforma vai ter dois grandes alcances. O primeiro é dar mais transparência e publicidade aos administrativos dos municípios, e o segundo é a economia. Nós vamos poupar recursos, uma vez que esse mecanismo é mais barato e seguro do que o meio impresso”, explicou o gestor.

Prefeito Gil Carlos (Foto: João Brito Jr/ OitoMeia)

Segundo Gil Carlos, os municípios vão economizar cerca R$ 10 milhões por ano juntos. Ele afirmou que a plataforma irá proporcionar às prefeituras uma economia em média de 40% nos gastos atuais, já que esse valor é variável de acordo com o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A empresa responsável pela criação da plataforma é a Vox Tecnologia. O representante da empresa, Alexandre Reis explicou como funcionará a plataforma.

“O Diário é utilizado em todo o Brasil. O funcionamento dele é muito similar ao modelo impresso. Ele tem um período de cadastro de matérias feito pelos municípios que terão seus grupos de cadastros, tanto da Câmara de Vereadores como o Executivo, que poderão cadastrar até às 18h”, contou.

POLÊMICA

Antes as publicações exigidas por lei tinham que recorrer a um diário mantido por uma empresa privada. A criação do diário eletrônico sofreu resistências do grupo que não queria deixar de oferecer os serviços, mas o Tribunal de Contas do Piauí acabou decidindo pela aprovação da versão digital.

“Acredito que o impasse foi superado. A empresa que oferecia o serviço era privada, mas entendemos que isso fortalece a autonomia dos municípios com essa ferramenta que é mais moderna, eficiente e mais barata. A APPM deverá capacitar os usuários de cada município para usarem a nova ferramenta”, afirmou Gil Carlos.

O Diário deverá disponibilizar aos municípios a universalização das informações sobre os atos da administração pública e oferecerá um pacote de serviços que dão acesso à Contribuição da APPM, Portal da Transparência, Site do Município, Diário do Município e Diário da Câmara.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar