BrasilDestaqueGeralNoticias

Quase 90% das vítimas de homicídio no Piauí são negras, aponta Atlas da Violência

No Brasil, a média é de 80%.

Delegacia de Homicídios vai investigar crime ocorrido na Zona Norte de Teresina — Foto: Andrê Nascimento / G1

Quase 90% das vítimas de homicídio no Piauí são negras, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O dado foi divulgado nessa quarta-feira (5) no Atlas da Violência e revela que dos 626 homicídios registrados no estado em 2017, 549 foram de negros, representando 87% das vítimas. No Brasil, a média é de 80%.

O levantamento também aponta que 75% das mulheres vítimas de homicídio no Piauí são negras. Isso porque dos 52 feminicídios registrados no estado em 2017, 39 foram de mulheres negras. Em nível nacional, o Piauí é o quarto com menor taxa de feminicídios, abaixo de São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina.

De forma geral, o Piauí é o 21º do país em número de homicídios e a taxa, calculada por 100 mil habitantes, é 19,4. Menor que a taxa de homicídios de negros no estado, que é de 21,5. Ainda assim, o número representa a terceira menor taxa de homicídios de negros do Brasil, atrás apenas de São Paulo e Paraná.

Taxa de homicídios no Brasil — Foto: Diana Yukari/G1Taxa de homicídios no Brasil — Foto: Diana Yukari/G1

Taxa de homicídios no Brasil — Foto: Diana Yukari/G1

Menos jovens mortos

Ainda segundo o Atlas da Violência, o Piauí é o terceiro estado com menor taxa de homicídios entre jovens do país e o segundo com diminuição mais expressiva no assassinato de jovens do Brasil, atrás do Distrito Federal e na frente do Paraná.

Quanto aos homicídios de homens jovens, o Piauí foi o terceiro estado com maior redução na taxa. Em 2017 foram registrados 313 homicídios, no ano anterior foram 367.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar