DestaqueNoticiasPolítica

Flávio Nogueira é suspenso do PDT, após votar a favor da reforma da Previdência

Em março, o PDT havia fechado questão contra a reforma no sistema de aposentadoria apresentada pela gestão Bolsonaro

O deputada federal Flávio Nogueira e mais sete parlamentares foram suspensos pelo PDT por terem votado a favor da reforma da Previdência na primeira fase de votação do projeto na Câmara. A decisão foi tomada após reunião entre a executiva nacional, a comissão de ética e os presidentes do movimentos sociais do partido, na manhã desta quarta-feira, (17/07).

Ex-deputado Flávio Nogueira (Foto: Nataniel Lima/OitoMeia)

O PDT anunciou que vai instaurar um processo disciplinar contra os oito deputados federais que desrespeitaram decisão partidária. Por decisão da maioria, segundo o partido, os parlamentares também deixam de poder representar a legenda até que o processo seja concluído – o que pode demorar até 60 dias.

Em março, o PDT havia fechado questão contra a reforma no sistema de aposentadoria apresentada pela gestão Bolsonaro.

“(Os deputados) tiveram todas as instâncias partidárias para discutir, apresentar propostas. E somente no dia da votação, depois de meses de discussões internas, se posicionaram a favor desta covardia contra os trabalhadores brasileiros”, disse Carlos Lupi, presidente do PDT em texto publicado no site da legenda.

Lupi disse ainda que espera que os parlamentares suspensos possam “evoluir” até a votação da segunda fase da PEC para votarem de acordo com a recomendação do partido.

Os outos deputados do PDT alvo de processos disciplinares, são: Tabata Amaral (SP), Alex Santana (BA), Subtenente Gonzaga (MG), Silvia Cristina (RO), Marlon Santos (RS), Jesus Sérgio (AC), Gil Cutrim (MA) e Flávio Nogueira (PI).

A legenda pode passar agora por uma situação complicada: como o mandato pertence ao deputado e não ao partido, se decidirem expulsar todos os que desrespeitaram a decisão partidária, perderá um terço das cadeiras na Câmara.

Fonte: Exame

Comentários

Artigos relacionados

Fechar