DestaqueEconomiaGeralNoticias

Mais de 1.200 benefícios do Bolsa Família são bloqueados por irregularidades no Piauí

Após a regularização, a família volta a receber seu benefício normalmente.

Foto: Roberta Aline / MDS

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informou que neste mês de janeiro, 1.239 famílias no Piauí tiveram os benefícios do Programa Bolsa Família bloqueados devido algum de seus integrantes se encontrarem com CPF irregular, suspenso ou cancelado.

Segundo a Sasc, essas irregularidades são referentes apenas aos cadastros que estão irregulares junto à Receita Federal, como divergência de titularidade, suspensão ou cancelamento.

Katiane Gualberto, gerente de transferência de renda e benefícios da Sasc, afirmou que o bloqueio nada tem a ver com endividamento ou nome sujo.

“Nós pedimos que as famílias atentem às informações que são repassadas, se são de fato oficiais. As famílias precisam verificar as informações no site do MDS, do aplicativo do Cadastro Único ou mesmo nos CRAS de seu município”, informou.

Os beneficiários podem verificar a regularidade do seu CPF no site da Receita Federal, no extrato de pagamento do MDS, ou nos aplicativos do Cadastro Único, ou do Programa Bolsa Família e a regularização deve ser realizada junto à Receita Federal. Após a regularização, a família volta a receber seu benefício normalmente.

Katiane Gualberto destacou que o benefício pode ser bloqueado por até 6 meses, após esse período e o beneficiário não fizer a regularização do CPF, pode ter seu benefício cancelado.

Beneficiário com “nome sujo” não perde Bolsa Família

É falsa a notícia de que a existência de dívidas financeiras afeta o cadastro dos beneficiários dos programas sociais do governo federal. A informação foi repassada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome.

Segundo o MDS, não é verdade que ter o nome “sujo” na praça, por conta de pendências financeiras, pode resultar em cancelamento ou irregularidade no CPF de quem recebe o Bolsa Família.

As famílias devem ficar atentas às informações constantes em mensagens no extrato de pagamento do Programa Bolsa Família, no aplicativo do Bolsa Família e no aplicativo Caixa Tem, pois o governo federal tem alertado sobre as inconsistências encontradas no CPF do titular do programa ou de alguém da família.

Como regularizar o CPF

A situação irregular no CPF de quem recebe o Bolsa Família é identificada conforme os dados fornecidos no Cadastro Único.

As famílias que tiverem o benefício bloqueado em janeiro devem verificar a situação do CPF junto à Receita Federal e regularizá-la junto ao órgão.

Após essa regularização, a retirada da pendência ocorrerá de forma automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) V2.

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar