DestaqueGeralNoticias

“Tolerância e inclusão”: Governo do Piauí lança Carteira de Identificação do Autista

Documento será expedido gratuitamente pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), devendo ser renovado a cada cinco anos

O Governo do Piauí realizou o lançamento da  Carteira de Identificação do Autista (CIA) em evento realizado na manhã desta segunda-feira (02/12), no Palácio de Karnak. O governador Wellington Dias (PT) enalteceu o projeto e garantiu fiscalização para cumprimento das normais estabelecidas. O objetivo assegurar o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Jovens receberam as primeiras unidades da CIA Foto: Ricardo Morais/OitoMeia)

“A carteira é um passo importante, ela abre uma oportunidade para a identificação para que se tenha as condições para acompanhamento. Eu acredito que o dia a dia vai mostrar que ela também abre portas, e vamos estar sendo bastante rigorosos pelo cumprimento da lei.”, declarou o governador.

A identificação busca promover a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento será expedido gratuitamente pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), devendo ser renovada a cada cinco anos.

Para o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, esse projeto é muito importante para combater a intolerância e conquistar a aceitação das pessoas diagnosticadas com autismo. A expectativa é que a população autista tenha uma melhoria significativa na convivência com a sociedade.

Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Foto: Ricardo Morais/ OitoMeia

“Eu conversei com uma mãe que me informou que muitas vezes sofriam constrangimento até para usar um banheiro acessível, porque as pessoas não identificam que seu filho eram portadores de autismo. Com essa carteira ela vai poder identificar não apenas para usar um banheiro, mas para ter prioridade para consultas médicas, em bancos, em locais públicos e privados.”

Para a arquiteta Ângela Araujo, mãe de uma criança autista, essa carteira é de extrema importância para obter um respeito no ambiente social. O portadores de autismo nem sempre possuem características que identificam o transtorno e por isso, acabam sendo mal interpretadas pela sociedade.

“Em um ambiente social muitas vezes elas não são reconhecidas, pensam que é uma criança com falta de educação, uma birra, por isso muitas vezes as pessoas não tem a tolerância que deveriam ter, então essa carteira vai ser muito importante para a questão social.” Comentou a arquiteta.

A cerimônia encerrou com uma oração em apoio ao deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB) que está internado no Sírio Libânes, em São Paulo, e é o propositor do Projeto de Lei.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar