DestaqueNoticiasPolítica

Picos| Maria Santana agradece apoio da ala feminina do PT à sua pré-candidatura e fala sobre dificuldades da mulher na política

Até hoje Picos nunca teve uma prefeita eleita

Maria Santana agradece apoio das mulheres do PT
Foto: Edson Costa

A diretora do Centro Integrando de Especialidades Médicas (CIEM), Maria Santana, agradeceu o apoio recebido em peso das Mulheres do PT, partido ao qual é filiada, à sua pré-candidatura a Prefeitura para o pleito de 2020. A manifestação favorável aconteceu durante evento realizado na tarde do último sábado, 30, na Câmara Municipal de Picos, pela Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Fiquei feliz com o apoio declarado por elas. Sabemos que é muito difícil a defesa de uma candidatura feminina numa sociedade paternalista que, infelizmente, a mulher é vista como um ser para servir sempre aos interesses masculinos”, comentou.

Maria Santana, que é jornalista, enfatizou que milita em favor das mulheres na política e em cargos de liderança. “Faço parte do grupo de mulheres que acredita no nosso potencial. Isso não é apenas tese, mas a mulher já comprovou a potencialidade que tem em todos os setores”, comentou.

Ela informou que já sofreu preconceito ao longo da sua caminhada política, mesmo sendo considerada uma pessoa resolutiva. Às vezes essa discriminação não vem através de palavras, mas de atitudes.

“Sim. Sofri preconceito por isso. Mesmo que alguns não externem isso em palavras para mim, mas as atitudes demonstram isso. Esse preconceito ainda é maior porque além de ser mulher não sou de famílias tradicionais, sou humilde, venho de baixo mesmo”, frisou.

Mulheres na política local

Até hoje Picos nunca teve uma prefeita eleita, embora uma mulher já tenha exercido o cargo máximo da política local. Em 21 de abril de 1948 Maria Portela Socorro Leal foi nomeada prefeita após o assassinato do prefeito Abílio Coelho da Luz. Ela ficou no cargo por cerca de um mês e foi sucedida por Celso Eulálio.

Desde então Picos teve uma vice-prefeita, Leda Luz (1971-1973), e duas postulantes que disputaram o cargo de prefeita com chances de vitória: Oneide Rocha e Belê Medeiros.

FONTE: Folha Atual

Comentários

Artigos relacionados

Fechar