DestaqueGeralNoticias

Febre aftosa: Piauí vacinou 95% do rebanho na primeira etapa

O Piauí busca o status de zona livre de aftosa sem vacinação

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2023 no Piauí vacinou 95,79% dos bovinos e bubalinos do estado, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (24) pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Ao todo, foram 1.811.903 animais, sendo o maior número já vacinado.

O gerente de Defesa Animal da Sada/AdapiIdílio Moura, explicou que a campanha conseguiu superar a meta de vacinação. “Chegamos a um total de 1.896.664 milhão de cabeças de gado em todo o estado e, a princípio, a nossa meta era vacinar 1.800 milhão. Mas fomos além e 1.811.903 milhão de cabeças de gado vacinadas e declaradas, o maior índice de vacinação desde 2014”, disse.

Vacinação contra febre aftosa  - (Divulgação / Cccom)Divulgação / Cccom

Vacinação contra febre aftosa

O secretário de Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, comentou que os números da campanha são fundamentais para que o Piauí consiga o status de zona livre de aftosa sem vacinação. Ele destacou ainda o índice de 90,53% de propriedades com registro de vacinação.

“Estamos pleiteando em um futuro bem próximo, que o Piauí se torne área livre de aftosa sem a necessidade de vacinar. Por isso estamos trabalhando e buscando esses resultados, para que possamos dar a garantia ao produtor de que vamos suspender o uso da vacina de forma segura”, declarou o secretário.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar