DestaqueJaicós

Projovem Campo – Saberes da Terra de Jaicós realiza visita à Associação das Mulheres Artesãs de Várzea Queimada

9f1f5d6c-b256-430b-8422-6a41e95c3241

A Equipe do Projovem Campo – Saberes da Terra de Jaicós realizou  no último domingo (04) uma visita a sede da Associação das Mulheres Artesãs de Várzea Queimada, localizada no Povoado Várzea Queimada, deste município. A equipe conversou com a presidente da entidade, Marcilene Barbosa, que explicou detalhadamente como tudo aconteceu, desde o início até os dias atuais, inclusive relatou sobre as dificuldades e força de vontade do grupo.

O “Saberes da Terra “ trabalha atualmente em sala de aula com o tema “economia solidária” do IV Eixo do Programa e essa visita teve como objetivo assimilar o conteúdo teórico com a prática.

0b3fdac2-81de-4637-aa05-e76f9e243496

Durante a visita, o grupo de educadores observou e tentou repassar aos alunos que esse grupo organizado de pessoas trabalha tipicamente com a economia solidária. “As pessoas confeccionam as mais variadas peças artesanais feitas com a palha da carnaúba, que é uma matéria prima abundante no município e pneus de carros, cada um fazendo sua parte dentro do grupo e comercializando em conjunto, no mercado interno e externo”, ressaltou o técnico Manoel Messias.

Os integrantes da referida associação trabalham com a cultura local, nasceram vendo seus antepassados produzirem este tipo de artesanato, e com criação da entidade o grupo ganhou força, trabalhando todos com o mesmo objetivo, conseguindo assim transformar a realidade local com o que sabem fazer, melhorando a renda familiar e aumentando a autoestima de seu povo.

O trabalho ganhou força a partir do incentivo do projeto “A Gente Transforma” uma iniciativa do designer Marcelo Rosenbaum e SEBRAE. “Trabalhos desse tipo é bonito de se ver, pois é um projeto que deu certo, mas que necessita de incentivo e divulgação e poderá inspirar os alunos do programa a se organizarem e produzirem algo que possa ajudar a sustentabilidade no semiárido, afinal, o povo de Jaicós, tem um potencial muito grande, tanto na arte, como na criação de pequenos animais, na culinária e possui o privilégio de ter a maior feira livre da região” afirmou Manoel Messias.

5a8246e2-1aca-4bc7-9b22-4465a0eacf5f fc956019-2e47-4def-b865-672e95ffe4ee

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar