DestaqueGeralNoticias

Última semana do inverno no Brasil tem onda de calor e temperaturas acima de 40ºC

No Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, termômetros podem marcar até 45ºC. 

Foto: ClimaTempo

A última semana do inverno no Brasil promete uma nova onda de calor pelo país. Temperaturas podem passar de 40ºC em diversas cidades, registrando marcas recordes. Oficialmente, a primavera começa no próximo sábado (23.set), às 3h50, no horário de Brasília (DF).

A sequência de dias de sol forte e temperaturas acima do normal se deve à atuação de um bloqueio atmosférico que impedirá o avanço de frentes frias, segundo a Climatempo. A exceção será o Rio Grande do Sul, onde deve voltar a chover.

De acordo com a Climatempo, o calor será sentido especialmente no interior de Santa Catarina, no Paraná, em boa parte da região Sudeste, Centro-Oeste, no interior do Nordeste e nos estados de Rondônia e Tocantins, além de áreas no centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas.

Conforme a MetSul, faixas do centro-sul do país poderão ter máxima de 40ºC. No Centro-Oeste, sobretudo no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, termômetros podem marcar até 45ºC.

“Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor”, detalha a MetSul.

No próximo fim de semana (dias 23 e 24 de setembro), as capitais Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo se despedem do inverno com picos de calor. E, no interior do Brasil, as altas temperaturas devem continuar pela segunda quinzena de setembro.

Cidades do interior de São Paulo, em especial no oeste, nordeste e norte do estado, podem ter vários dias consecutivos com temperaturas acima de 40ºC.

Na capital, houve novo recorde nesse domingo (17.set). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 33,9ºC na estação do Mirante de Santana, na zona norte. O recorde anterior de 2023 era de 33,3ºC, marcado em 13 de setembro.

Fonte: SBTNews

Comentários

Artigos relacionados

Fechar