DestaqueGeralNoticias

Piauí se torna o primeiro estado a iniciar vacinação de pessoas com deficiência

Início foi marcado por uma vacinação simbólica dos cinco primeiros piauienses com deficiência, realizada no espaço do Centro Especializado em Reabilitação (CEIR)

No início da manhã deste Domingo (21) o estado do Piauí deu início a vacinação do grupo de pessoas portadoras de deficiência. O início foi marcado por uma vacinação simbólica dos cinco primeiros piauienses com deficiência, realizada no espaço do Centro Especializado em Reabilitação (CEIR), a data também representa o dia Internacional. Inicialmente serão vacinas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos e com alguma comorbidade ou institucionalizadas. A comorbidade deverá ser comprovada através de atestado ou laudo médico.

“Nós estamos unidos como Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde e Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência trabalhando para iniciar a vacinação das pessoas com deficiência do nosso estado, garantindo assim os seus direitos de assistência pelo poder público nessa questão da saúde”, falou o Secretário de Estado da Saúde Florentino Neto.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, explica o papel da instituição nesse processo de vacinação dos deficientes. “Enquanto a Sesapi nos assegura a chegada da vacina, nós garantimos as equipes executoras do processo de imunização da vacinação assim como já estamos fazendo, garantindo a vacina no menor espaço de tempo possível”, explica.

A prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Wellington Dias.

“O Piauí é o primeiro estado da federação a iniciar a imunização desse grupo, sabemos que ainda não vamos imunizar todos de uma vez, por isso pedimos a compreensão e o apoio da população, para que possamos seguir as orientações e dar continuidade a esse trabalho tão importante. Como exemplo dessa importância, podemos citar estudos internacionais que apontam o vírus como dez vezes mais letal em portadores da síndrome de down, então precisamos garantir a saúde desse público”, diz o secretário Mauro Eduardo.

O envio das vacinas para o grupo de pessoas com deficiência seguirá a mesma organização que já vem sendo tomada para a distribuição das outras doses da vacina contra Covid-19 no estado. As doses são encaminhadas para o ministério, a secretária recebe, divide e encaminha as vacinas, cabe então aos municípios organizarem e executar a imunização da sua população de acordo com as orientações do ministério da saúde.

“É uma iniciativa inovadora no estado do Piauí. Foi uma reserva técnica do estado onde foi autorizado a usar para vacinar essas pessoas. É um trabalho belíssimo que o governo já executa e agora esse momento especial. Só com a vacina vamos vencer”, apontou o Secretário de Fazenda do Piauí Rafael Fonteles.

A Deputada Rejane Dias, que tem como principal pauta de trabalho a defesa dos direitos para as pessoas com deficiência, também esteve presente e pontuou que assegurar essa imunização para esse grupo da população piauiense é de suma importância.

“Na condição de presidente da Comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência da câmara federal é preciso reconhecer que a vacinação das pessoas com deficiência é assegurar a saúde dessa população, vamos levar essa experiência para as discussões da comissão e assim discutir sobre melhorias nos trabalhos de todo o país”, disse a deputada.

“Com o início da vacinação estamos resgatando uma falha do plano de imunização nacional que acabou deixando as pessoas com deficiência de fora desse início de vacinação em grupos prioritários, agradecemos o esforço e apoio de todos que contribuíram para que essa luta trouxesse frutos positivos para o Piauí”, apontou o deputado estadual Franzé Silva.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar