DestaqueGeralNoticiasSaúde

Em meio ao Coronavírus, internações por problemas respiratórios no Piauí disparam

Somente nos três primeiros meses de 2020, foram 248 casos de pessoas que foram internadas com doença respiratória aguda

Dez dias se passaram desde os primeiros registros de pessoas suspeitas de terem contraído o coronavírus, agente causador da doença covid-19, no Piauí.

Segundo dados oficiais, repassados pela secretaria estadual de Saúde (Sesapi), no último dia 17 de março, o estado possuía 34 casos suspeitos e nenhum caso confirmado. Nesta sexta (27/03), já eram 424 casos suspeitos e 9 confirmados.

Médicos e especialistas, no entanto, têm avaliado que esses números, não só no Piauí, mas em todo o Brasil, podem ser muito maiores. O virologista Luiz Gustavo Bentim Góes disse, em entrevista à Rádio Brasil Atual, nesta sexta, que nem toda ocorrência de infecção chega ao conhecimento das autoridades sanitárias.

Ele é pesquisador da plataforma científica da Universidade de São Paulo Pasteur-USP e explicou que a subnotificação ainda é muito grande e está ocorrendo no mundo todo. Um grande número de casos não está sendo identificado porque o Brasil não realiza testes em massa, como orienta a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por outro lado, sem dados de que muitos casos são de coronavírus, são registrados como outras doenças relacionadas a problemas respiratórios. Segundo matéria do jornal Folha de São Paulo, dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) mostram que o Brasil teve uma explosão de internações de pessoas com insuficiência respiratória grave depois que o primeiro paciente com coronavírus foi detectado no país, no dia 25 de fevereiro.

Na última semana de fevereiro, segundo a Folha, 662 pessoas foram internadas com doença respiratória aguda e apresentaram sintomas como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. No período entre 15 e 21 de março, as novas internações subiram para 2.250 pacientes em todo o país. O número foi calculado com base em notificações oficiais enviadas por unidades de saúde, hospitais públicos e privados ao Ministério da Saúde.

Aumentou o número de pacientes com problemas respiratórios que nem sempre são casos de coronavírus (Foto: Reprodução)

E NO PIAUÍ

O Piauí, assim como nos demais estados do Brasil, a situação é semelhante. Está havendo uma verdadeira explosão de registros de internação de pessoas com insuficiência respiratória leves e grave somente nos três primeiros meses deste ano de 2020. Os dados repassados pela assessoria de imprensa da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) revelam números impressionantes se comparados com os registros de todo o ano de 2019.

Somente nos três primeiros meses de 2020 foram registrados 248 casos de pessoas que foram internadas no estado com doença respiratória aguda ou com sintomas do coronavírus, como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. Os registros mostram que Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a 132 casos, seguido por Síndrome Gripal, que atingiu 80 casos, logo depois vem os caso de H1N1, com 33 notificações e por fim aparece a Influenza B, com três casos.

No ano passado, durante todos os 12 meses foram 1.001 casos registrados no total, uma média de 80 registros por mês, sendo, claro que em alguns meses foram bem menos casos. Meses com chuva, quase sempre, esses dados aumentam. Mas não passam, muitas vezes, de uma simples gripe. A síndrome respiratória aguda grave pode ser causada por vários tipos de vírus, entre eles o novo coronavírus. A preocupação das autoridades da saúde é justamente porque o país está com três epidemias simultâneas neste momento: além de covid-19, a dengue e a influenza. Todas próximas do seu pico.

Na população maior de 60 anos, as doenças respiratórias, entre elas a infecção pelo vírus da influenza e Codiv-19 e suas complicações, constituem importante causa de internação e morte nos últimos meses, particularmente nas faixas etárias mais idosas. Isso faz com que alguns casos de mortes causadas por problemas respiratórios nem sempre sejam registrados como coronavírus. Daí as críticas relacionadas às subnotificação de contágios pelo coronavírus. O que pode causar, dependendo dos números, uma falsa sensação de segurança.

Confira o quadro repassado pela própria Sesapi:

CASOS DE COVID-19 NO PIAUÍ

O Piauí permaneceu com nove casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi)na tarde da sexta-feira (27/03). O número de casos descartados no estado passou de 190 para 212. Pelo menos 203 continuam sendo monitorados. O total de notificações está em 424.

O Piauí continua investigando cinco óbitos, que possuem suspeita de vítimas infectadas pelo Covid-19. Conforme o OitoMeia apurou com a Sesapi, no boletim deste sábado (28/03), juntamente com o exame do prefeito de São José do Divino, Antonio Felícia, que morreu nesta sexta (27), serão divulgados os diagnósticos dos demais pacientes, que vieram a óbito sob suspeita de Coronavírus no estado.

Segundo a Sesapi, o resultado do exame de Antonio Felícia não consta no boletim desta sexta-feira porque as amostras chegaram ao Lacen na tarde desta sexta (27), de forma que o exames para pesquisa do Painel Viral e Covid-19 ainda não foram concluídos.

De acordo com o boletim epidemiológico da Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI), o governo monitora 70 cidades com casos suspeitos de coronavírus. Mas, existem pacientes confirmados apenas em Teresina, até o momento. Outros 153 municípios permanecem sem registros da doença.

Fonte: Sesapi

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar