DestaqueGeralNoticiasSaúde

Projeções apontam de 700 a 18 mil mortes no Piauí até agosto

Durante a videoconferência, foi solicitado ainda que a bancada cobre mais agilidade nas ações dos Ministérios da Saúde e da Economia no socorro aos estados e municípios.

Todos unidos contra o novocoronavírus, independente da cor partidária. O apelo foi feito ontem à tarde, durante vídeo  conferência realizada entre o Prefeito Firmino Filho, o Governador Wellington Dias e os deputados federais e senadores que compõem a bancada piauiense no Congresso Nacional.

As projeções feitas pelo prefeito, a partir dos encontros que tem mantido com os profissionais da área de saúde, apontam que, no cenário mais otimista, o Piauí deve contabilizar 700 mortes e 3.500 pacientes internados; já no cenário mais pessimista, o número de mortes chegaria a 18 mil até o mês de agosto. Diante do quadro exposto, os dois gestores pediram que as emendas de bancada sejam todas remanejadas para a saúde, destinadas segundo critérios técnicos para o governo do Estado e distribuídas para os municípios que estejam estruturados com rede hospitalar para atendimento de pacientes com a covid-19.

Durante a videoconferência, foi solicitado ainda que a bancada cobre mais agilidade nas ações dos Ministérios da Saúde e da Economia no socorro aos estados e municípios. Ontem, o Ministro Paulo Guedes disse em entrevista coletiva que o auxílio de R$ 600 não tem como ser repassado aos beneficiados antes do dia 10 de abril. Mas, como bem disse o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, “quem tem fome tem pressa.”

A cobrança se estende ainda ao Ministério da Saúde para que envie equipamentos de proteção individual – os EPIs – para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença e que não podem adoecer, pois isso agravaria ainda mais a crise. Outro pedido urgente é para a chegada de mais respiradores, indispensáveis para os pacientes mais graves que estão em leitos de UTI com dificuldade para respirar.

Assim como prefeito e governador, embora adversários politicamente, se uniram neste momento de crise, espera-se o mesmo dos parlamentares, no sentido de deixarem as disputas internas de lado para somarem esforços conjuntos no sentido de dar uma pronta resposta às necessidades impostas por essa pandemia.

POR: Cláudia Brandão / Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar