DestaqueGeralNoticias

Piauí investiga nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus

Amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) da Bahia para sequenciamento genético. Os casos suspeitos são de pacientes transferidos de Manaus e um do Reino Unido.

Mutação do coronavírus — Foto: JN

O Piauí está investigando nove casos suspeitos da variante do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Amostras dos pacientes foram encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) da Bahia para sequenciamento genético.

Até agora só um caso da nova variante foi confirmado no Piauí. Ela foi diagnosticada em um paciente transferido de Manaus para tratamento contra a Covid-19 em Teresina, após colapso na saúde pública do Amazonas. Outras oito amostras de pacientes manauras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, mas ainda não há previsão dos resultados ficarem prontos.

A amostra de uma paciente do Reino Unido que esteve no Piauí também foi solicitada ao Instituto Aldofo Lutz e o Laboratório Central do Piauí ainda aguarda o resultado.

A diretora do Lacen do Piauí, Walterlene Carvalho, explicou que o envio das amostras acontece por meio de Projeto de Estruturação da Rede Nacional de Sequenciamento Genético para a Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que investiga mutações e diferentes linhagens do SARS-CoV-2 em circulação no Brasil.

“O sequenciamento não é exame de diagnóstico. São suspeitos de terem sido contaminados com nova variante, pacientes que foram hospitalizados com sintomas graves ou leves ou que evoluíram para óbito”, informou.

Segundo Walterlene Carvalho, a nova variante do coronavírus tem preocupado médicos pelo alto poder de transmissão. Ela destacou que o protocolo deve continuar sendo cumprido.

“A necessidade de adoções da vacinação, o uso de máscaras, higienização das mãos e evitar aglomerações devem continuar sendo seguindo de forma rigorosa”, pontuou Walterlene.

Piauí volta a registrar mais de mil casos

Piauí registrou 1.232 casos confirmados e 22 óbitos pelo coronavírus nessa sexta-feira (5), conforme o último boletim Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente, o estado soma 178.539 casos e 3.447 mortes.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 811 ocupados, sendo 444 leitos clínicos, 296 UTIs e 71 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 10.218 até o dia cinco de março de 2021.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar