DestaqueGeralNoticias

No Piauí, quase 50 municípios registraram denúncias eleitorais ao aplicativo Pardal

A um dia das eleições, o Piauí já recebeu 358 denúncias eleitorais através do aplicativo Pardal, disponível em plataformas para android e Iphone. O aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral recebe indícios de infrações há mais de um mês e Teresina é líder estadual no número de registros.

Segundo os dados divulgados neste sábado (06/10), a maioria das denúncias no estado são por propaganda irregular. Até agora, foram denunciados 209 casos. Em seguida, estão os crimes eleitorais com 82 casos. 19 são por uso indevido da máquina pública e 10 são por compra de votos. Outros tipos de infração não especificados somam 37 denúncias.

O estado é um dos que menos recebeu denúncias do Nordeste. Mas 47 municípios do Piauí registram alguma forma de denúncia eleitoral no aplicativo. As cidades de Parnaíba, Floriano, Campo Maior e Barras completam o Top 5 entre os que mais registraram infrações.

APLICATIVO PARDAL

O aplicativo foi desenvolvido pela Justiça Eleitoral, sendo um meio rápido e anônimo de registrar irregularidades durante a campanha no primeiro turno, que acontece em outubro. Para fazê-las, é obrigatório encaminhar elementos que indiquem a existência do fato como vídeos, imagens ou áudios.

A nova versão do aplicativo Pardal apresenta as mesmas funcionalidades da anterior (2016), mas tem com algumas melhorias: reformulação da infraestrutura e atualizações tecnológicas para aperfeiçoamento da performance do programa; possibilidade de registrar denúncias também contra partido e coligação; e aprimoramentos do sistema de triagem das denúncias, a fim de facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Supostas irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, não serão processadas pelo Pardal. Nesses casos, o eleitor deverá encaminhar as eventuais denúncias pelos meios tradicionais.

Além destas, o Pardal pode ser utilizado para noticiar uso da máquina pública, doações e gastos eleitorais. Segundo o TSE, Todas as ocorrências serão apuradas pelo TER-PI e o Ministério Público Eleitoral (MPE).

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar