NoticiasRegião

Bancos do Piauí são denunciados por falta de dispositivos de segurança

Agências bancárias em Teresina.

Em 2012 foi aprovada a Lei Estadual nº 6.168, de autoria da deputada estadual Flora Isabel (PT), intitulada de Lei de Segurança Bancária, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências, postos de serviço, postos avançados de atendimento, bancos postais e loterias localizadas no Estado do Piauí. Entretando, a realidade das instituições bancárias é outra, faltam os requisitos míninos de segurança, colocando a vida da população e dos trabalhadores em risco.

Atualmente, existem no interior do estado do Piauí 240 agências bancárias, incluindo os Postos Avançados de Atendimento (PAA’s). Na capital são 20 agências do Banco do Brasil (BB); 03 de Banco do Nordeste do Brasil (BNB); 04 do Bradesco; 21 da Caixa Econômica Federal; 02 do HSBC; 05 do Itaú e 07 do Santander.

Diretor do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBFPI), Paulo Roberto Toussaint.

Segundo dados do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBFPI), em 2014 foram notificados 19 assaltos à bancos no estado, dos quais 10 aconteceram em agências do Bradesco. Até o dia 24 de Junho de 2015 já foram notificados 20 casos de assaltos à agências financeiras. O diretor do SEEBFPI, Paulo Roberto Toussaint, afirmou que o sindicato apresentou uma denúncia ao Ministério do Trabalho relatando as reais condições de falta de segurança que imperam nas agências de todo o estado.

“Rodamos todos municípios, visitamos quase todas as agências bancárias, alguns postos avançados de atendimento e fizemos um checklist de todos os itens de segurança que a lei exige e que os bancos não cumprem. Foi constatado que atualmente nenhuma instituição bancária no Piauí tem 100% dos dispositivos de segurança exigidos pela Lei. Bancos como o Bradesco, onde tem um número muito grande de PAA’s, alguns deles não existem nenhum dos requesitos de segurança. Entregamos esse material no Ministério Público do Trabalho e fizemos a denúncia para que eles convocassem essas instituições e as obrigasse a cumprir. Na realidade, agora além de colocar em risco a vida de toda a população local, está também comprometendo a vida dos funcionários que estão trabalhando sem assistência”, explicou.

Lei de Segurança Bancária

A lei obriga as instituições financeiras a instalarem divisórias opacas e com alturas de dois metros entre os caixas, inclusive nos caixas eletrônicos. Para manter a integridade do bancário e do cliente, é necessário a instalação de câmeras de filmagem, monitoramento eletrônico, instalações de biombos, vidros blindados e vigilantes no auto-atendimento. Ela prevê que o sistema de alarme das instituições financeiras no Piauí seja interligado à unidade policial mais próxima da agência bancária. Ficam isentas das obrigações desta lei, as casas lotéricas instaladas no estado que disponham de equipamentos de blindagem e vigilância eletrônica.

Os bancos que não se adequarem às normas poderão ser multados da seguinte forma: depois de alertados pela segunda vez e não obedecerem, serão penalizados em multas que variam de R$ 50.000 a R$ 3.000.000, 00, se continuar a desobediência por até 90 dias, a agência será fechada.

FONTE: A VOOZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar