DestaqueGeralNoticias

Cuidados necessários para preservar a saúde na terceira idade

Essa fase é tão boa quanto as demais, com diversas oportunidades.

Foto: Roberta Aline

Alguns cuidados são necessários para preservar a saúde e garantir a qualidade de vida na terceira idade. O primeiro passo é mudar o conceito que envelhecer é ruim. Essa fase é tão boa quanto as demais, com diversas oportunidades.

Com a chegada da terceira idade, porém, é preciso entender que o corpo muda. As mulheres, por exemplo, perdem massa óssea após a menopausa, o que pode provocar doenças como a osteoporose.

Para garantir a qualidade de vida necessária, é muito importante manter na rotina a prática de atividade física. Para quem não gosta da academia, a caminhada diária já ajuda no fortalecimento dos músculos e na prevenção de algumas doenças.

Um cardápio equilibrado também faz parte das ações necessárias. É muito importante evitar alimentos muito gordurosos e o excesso de doces. Além disso, consultar periodicamente o médico facilita na prevenção e no combate imediato a possíveis complicações

Cuidados necessários

Aos poucos, a mobilidade também fica um pouco comprometida. Alguns cuidados são necessários dependendo da mobilidade do idoso. Em alguns casos, o ideal é contar com piso antiderrapante, corrimões, móveis com os cantos arredondados e boa iluminação.

Quando não é possível colocar pisos antiderrapantes, a saída é usar sapatos antiderrapante. Evite os chinelos, pois eles deixam os pés soltos, podendo causar acidentes. Essas medidas ajudam a evitar possíveis quedas.

 

Estadão Conteúdo

Comentários

Artigos relacionados

Fechar