DestaqueGeralMundoNoticias

Nasa explica rios de ouro que têm feito sucesso na internet

Os poços de mineração de ouro foram refletidos pela luz do sol, o que permitiu que o efeito visual pudesse ser visto do espaço.

Nesta sexta-feira (12/02), um astronauta fotografou rios dourados na bacia do Inambari, no Peru, e encantou a internet. A bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta revelou uma triste realidade da amazônia Peruana: a mineração ilegal. As informações são do iG/ Brasil Econômico. 

Os poços de mineração de ouro foram refletidos pela luz do sol, o que permitiu que o efeito visual pudesse ser visto do espaço.  A Nasa explica que o rio Inambari aparece apenas no lado esquerdo da imagem. As sinuosidades brilhantes ao lado, na verdade, são os poços de mineração no Estado de Madre de Dios, no Peru.

De acordo com o Observatório Terrestre da Nasa, os poços foram cavados por garimpeiros e estão cercados por áreas desmatadas, que “seguem os cursos de antigos rios que depositaram sedimentos, incluindo ouro”, explicou a nota publicada.

A mineração é a principal causa do desmatamento na região, e a prática irregular desta atividade polui os rios e o solo com mercúrio, podendo até contaminar a fauna e os habitantes, além dos mineradores.

O Peru é o sexto maior produtor de ouro do mundo, e Madre de Dios abriga indústrias independentes de mineração.

FONTE: 180 Graus

Comentários

Artigos relacionados

Fechar