DestaqueGeralNoticias

Leonardo Boff atribui aos jovens do campo o futuro da humanidade

Teve início ontem e segue até este domingo (07), o Segundo Encontro de Jovens Rurais do Semiárido. O evento, que acontece no campus de Picos do Instituto Federal do Piauí, reúne cerca de 400 jovens de dez estados. O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), e também pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), por meio do Programa Semear Internacional.

Representando o Projeto Viva o Semiárido, Francisco Ribeiro ressaltou a mobilização como fundamental para fortalecer os conceitos da rentabilidade na produção orgânica e da importância do jovem permanecer no campo.

“Esse encontro de jovens rurais vem motivar essa juventude para despertar a permanência no campo, lutar pelas condições básicas como saúde, energia, acesso e educação para que não se dispersem para as cidades”, disse Ribeiro.

Um dos palestrantes do evento é o escritor e teólogo Leonardo Boff. Ele chegou, ontem à noite ao evento, acompanhado da vice-governadora do estado, Regina Sousa e participou da abertura dos trabalhos. Hoje pela manhã ministrou a palestra intitulada “Os novos desafios da sucessão rural do Semiárido brasileiro’’.

“Estou muito encantado com a energia e o entusiasmo desses jovens por que isso nos dá a esperança de que vamos superar a crise, e os jovens são os primeiros protagonistas desse Brasil novo que vai nascer”, afirmou o escritor.

Boff falou da importância da preservação da natureza e da produção da agricultura familiar, segundo ele, responsável pela criação de pessoas saudáveis e atribuiu aos jovens o futuro da humanidade.

“Daqui a pouco toda a economia mundial vai passar pela ecologia, pela natureza, e vocês são aqueles que mais cultivam essa natureza e garantem para as mesas dos brasileiros 60% de tudo o que comemos. A alimentação da humanidade vem dessa agricultura cada vez mais familiar, cada vez mais livre de agrotóxicos por que isso cria uma humanidade mais sadia. Então o futuro da terra e da humanidade passa por vocês”.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar