DestaqueGeralNoticias

Adapi divulga lista de agrotóxicos autorizados que podem ser vendidos no Piauí e anuncia proibição

Foram estabelecidos prazos para que a medida entrasse em vigor. 

FOTO: Reprodução

No ano passado, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a reavaliação toxicológica do fungicida carbendazim e decidiu por proibir seu uso no Brasil. Foram estabelecidos prazos para que a medida entrasse em vigor.

O primeiro deles se encerra nesta quinta-feira (09/02). A partir desta data,  a comercialização do produto fica proibida. Os usuários poderão usar o produto que ainda tiverem em estoque enquanto ele estiver no prazo de validade.

No Piauí, a Adapi é a responsável pela fiscalização e autorização da comercialização e uso de agrotóxicos.

A nota técnica emitida essa semana também estabeleceu a imediata proibição da aplicação de produtos a base de carbendazim com as tecnologias de aplicação manual costal, semiestacionária, estacionária e por tratores de cabine aberta.

O uso de produtos a base de carbendazim que o produtor ainda possuir em sua posse deve ser feito observando o receituário agronômico e as orientações do profissional que o emitiu.

A decisão da Anvisa de proibir o uso deste fungicida foi embasada em “evidências de carcinogenicidade, mutagenicidade e toxicidade reprodutiva”, ou seja, de que o produto pode causar câncer, mutações genéticas e efeito sobre a fertilidade. A decisão foi adotada de forma unânime pela Diretoria Colegiada do órgão, acompanhando o voto do relator e o levantamento técnico sobre o tema.

A listagem de agrotóxicos autorizados a serem comercializados no Piauí pode ser consultada aqui.

Veja a íntegra da Nota Técnica emitida pela Adapi aqui.

180 Graus

Comentários

Artigos relacionados

Fechar