DestaqueGeral

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa é prorrogada no Piauí

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) solicitou e obteve do Ministério da Agricultura autorização para prorrogar a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. Idílio Moura, gerente da Adapi, explicou que a medida foi tomada porque a região Nordeste foi atingida por uma seca e os criadores ficaram com medo de imunizar os animais por apresentarem baixo peso.

8ee9fed59ea70b6d1ab0628ed0a34e19_L

“Os agricultores têm resistência em vacinar o animal com baixa peso, mas o animais não possuem reação contra vacinação. Por isso, solicitamos ao Ministério da Agricultura para prorrogar a campanha de vacinação por mais 30 dias  e ele autorizou”, afirmou.

A primeira etapa da vacinação aconteceu em janeiro de 2014, e o Piauí teve um índice de vacinação de 98,75% na campanha e na pós-campanha foi atingido os 99%. A segunda etapa deveria ter sido encerrada no dia 30 de novembro.

Agora, a segunda etapa de 2015 para vacinação se estende até o dia 31 de dezembro  de 2015 e o período para o criador fazer a declaração vai até o dia 10 de janeiro de 2016.

O objetivo é continuar mantendo o rebanho livre da doença, imunizando 100% de quase dois milhões de cabeça de gado do estado, superando o último índice vacinal da primeira etapa de maio de 2015 que foi de 97,16%.

Em maio do passado, o Piauí conseguiu o certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A expectativa é que o feito se repita em 2015, podendo a carne bovina produzida do estado circule por outros estados.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar