DestaqueGeralNoticias

Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no interior do Piauí atinge 51%

O avanço da doença para municípios de pequeno porte nas últimas semanas redobrou a preocupação com a disponibilidade de leitos

taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas para o tratamento da Covid-19 nos municípios ds interior do Piauí alcançou 51,8% nessa segunda-feira (8), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O avanço da doença para municípios de pequeno porte nas últimas semanas redobrou a preocupação com a disponibilidade desse tipo de leito. Segundo o Painel Epidemiológico do Piauí , 170 municípios do interior do estado possuem casos confirmados no novocoronavírus.

 

Ao todo, cinco hospitais regionais possuem leitos de UTI. São eles: Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Regional Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital Regional Chagas Rodrigues (Piripiri) e Hospital Regional Dirceu Arcoverde (Parnaíba). Juntos, eles somam 114 leitos de UTI. Até esse início de semana, 59 deles estavam ocupados.

Distribuição de leitos por território de desenvolvimento do Piauí (Divulgação / Sesapi)

A maior taxa de ocupação é no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, que tem apenas 24% dos leitos disponíveis. Das 25 UTI’s, 19 estão ocupadas com pacientes da Covid-19. Também na região norte do Estado, o Hospital de Piripiri tem a segunda maior taxa de ocupação do interior com 40%. Dos 10 leitos de UTI, quatro estão ocupados.

No Sul, a situação é mais confortável. O Hospital de Picos, que possui 18 leitos, apenas quatro estão com pacientes da Covid-19. Em Floriano, a taxa é ainda menor. Das 20 UTI’s, quatro seguem ocupadas. Já em Oeiras, nenhum dos 10 leitos de UTI está ocupado.

Leitos de estabilização

Os leitos de estabilização – utilizados para pacientes que aguardam transferência para UTI – apresentam taxa de ocupação menor. Ao todo, são 29 leitos desse tipo espalhados em 14 hospitais do interior. Até essa segunda-feira (8), apenas dois leitos estavam ocupados no Hospital Regional de Campo Maior e o Hospital Regional de Bom Jesus.

Leitos clínicos

A ocupação dos leitos clínicos, segundo a Sesapi, é de 32,8%. São ao todo 381 leitos clínicos distribuídos em 25 unidades de saúde. Desse número, 125 estão ocupados. A situação mais preocupante é a do Hospital Regional de Campo Maior que tem taxa de 75% de ocupação. Apenas quatro leitos clínicos estão disponíveis no HRCM. Situação parecida acontece no Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, onde 70% dos leitos estão com pacientes.

Por: Otávio Neto / Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar