DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Estudantes da Universidade Federal do Piauí ganham banheiro unissex

Alunos da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) vão poder contar com o primeiro banheiro unissex da instituição. O OitoMeia fez o registro no final da tarde desta terça-feira (06/03). O assunto vem ganhando repercussão nas redes sociais e dividindo opiniões.

Banheiro unissex da Ufpi (Foto: Edrian Santos/OitoMeia)

A iniciativa que já foi tomada por outras universidades do Brasil, como por exemplo a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, também chegou ao Piauí. “Acho muito interessante a proposta, apoio. A pessoa tem que se identificar com o gênero dela, e estamos discutindo isso mais agora. E se ele [banheiro] está aí, é porque existiu pedidos”, disse o estudante de Jornalismo, Joseph Oliveira.

Segundo a assessoria de Comunicação da Ufpi informou ao OitoMeia, o banheiro foi instalado a pedido do diretor de um centro. Segundo informações, o banheiro encontra-se no Departamento de Comunicação Social (CCE).

Para a estudante de Pedagogia Patricia Barros, a sociedade – em especial a acadêmica – talvez não esteja preparada para tal avanço. A iniciativa da universidade, segundo ela, trouxe a lembrança de quando sofreu assédio sexual por outra mulher em um banheiro feminino.

Primeiro banheiro unissex da Ufpi (Foto: Edrian Santos/OitoMeia)

“Eu particularmente já fui assediada dentro de um banheiro por uma mulher, e sendo mulher fico um pouco receosa com o banheiro unissex. Vejo que talvez não estejamos educados o suficiente com o corpo do outro para lidar em um espaço tão íntimo como o banheiro”, afirmou Patricia.

Ela ressalta que mesmo assim, a proposta é um avanço a favor dos direitos da igualdade de gênero. “É uma boa alternativa para as pessoas de gênero misto, mas também deve existir um processo de educação”, pontuou.

De acordo com Marinalva Santana, do Grupo Matizes, o banheiro unissex já existe no Ministério Público do Piauí.

OUTRAS UNIVERSIDADES

No dia 11 de agosto de 2017 a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) publicou em seu Facebook a decisão de transformar um de seus banheiros em unissex. A escolha não foi transmitida com antecedência pela direção à comunidade universitária e dividiu a opinião pública entre quem achou a decisão um avanço à diversidade e quem a criticou.

De acordo com as fotos divulgadas pela PUC, o banheiro é igual a qualquer outro em seu interior, mas traz na porta uma placa com dois desenhos de sinalização de sanitário: os ícones de um homem e uma mulher lado a lado. Além disso, está escrito “sanitário unissex”. O banheiro está localizado no prédio novo da universidade, no campus Monte Alegre, em Perdizes, região oeste de São Paulo.

No post do Facebook, a universidade escreveu: “A PUC-SP, atenta à diversidade de sua comunidade universitária, composta por alunos, professores e funcionários, buscou contemplar a todos com a implementação de um banheiro unissex”.  A Instituição ressalta que este sanitário é de uso comum, não direcionado a um público específico.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar